segunda-feira, 26 de maio de 2008

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


Marta Cristiana Lucena Ramos


Estamos em constantes transformações, seja na área de transportes, comunicação ou até mesmo das novas tecnologias, onde altera o cotidiano da sociedade, que se vê em constantes desafios para acompanhar essa evolução.
Então viver em sociedade exige vários conhecimentos, que devem ser acompanhados com a mesma velocidade que acontecem essas transformações, pois temos que ser capazes de lidar com a complexidade da vida moderna, e essa exigência vai desde operar um simples eletrodoméstico a utilizar os meios de comunicação e recursos tecnológicos. Podemos observar que essas transformações exigem processos de formação do individuo, cabendo então á escola esse papel, de ensinar aos alunos os conteúdos, e também garantir habilidades para a vida em sociedade.

No trabalho com a educação, os conteúdos devem ser relacionados com a realidade dos alunos para que promova uma maior significação na aprendizagem, a utilização dos meios é muito útil e possibilita a transmissão da informação de maneira mais agradável, alegre e de fácil assimilação. O objetivo da tecnologia é auxiliar o aumento do conhecimento.

O professor leigo tecnológico está perdendo seu espaço na escola, esses profissionais precisam se capacitar, participar de cursos de formação continuada, relacionar-se com outros professores que mudaram sua prática educativa, ouvir experiências positivas para entender que precisam mudar, pois o mundo mudou e está sempre em movimento, assim também como as pessoas. A introdução dos recursos tecnológicos é de fundamental importância no processo educativo.

O professor tradicional, preocupado apenas com a transmissão dos conteúdos e com os exercícios de repetição para a aprendizagem, tem medo de ser substituído pela internet, pois ela está ao alcance de todos e os conteúdos estão á disposição dos alunos pesquisadores. Caso suas aulas sejam apenas expositivas, é provável que seus alunos digam “isso eu já vi quando acessei a internet”, portando é necessário que os professores aproveitem os recursos tecnológicos, planejem aulas contextualizadas, mostradas de maneira atrativas, para dispertar o interesse e a curiosidade dos alunos. O professor precisa também criar no aluno a necessidade de aprender, que essa, será a sua força no processo de construção do conhecimento.

É importante também dizer, que a simples utilização dos recursos tecnológicos, sem um planejamento adequado, não garantirá um ensino qualificado, sendo assim é de suprema importância, um projeto educativo com conteúdo, método e objetivos didáticos a serem alcançados.

Segundo Miller, existe quatro princípios essenciais para a instrução: motivação, pista, resposta e recompensa. O aluno deve ser motivado com base naquilo que ele já possui de conhecimento, e precisa reconhecer as pistas relevantes para a aprendizagem, assim o aluno dará respostas, participando, aplicando ou transformando o conhecimento adquirido e por último ele precisa receber a recompensa pelo que tenha feito que é mais efetiva a, imediata, do que aquela recebida em longo prazo.

A escola tem um papel fundamental na formação do individuo, que deve preparar os alunos para a vida na sociedade e para a vida profissional, uma vez que o mercado de trabalho está a cada dia mais competitivo, exigindo um nível educacional mais alto e buscando profissionais críticos, autônomos e criativos.

Um comentário:

conceição disse...

Concordo quando você diz que uma escola bem aparelhada tecnológicamente não significará muito se os profissionais responsáveis por ela não tiverem conhecimentos suficientes para desenvolverem um bom trabalho.

Abraços