segunda-feira, 26 de maio de 2008

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, NOVAS GERAÇÕES.


Silvânio Vizelli





Nos últimos tempos, podemos observar o quanto a sociedade vem sofrendo transformações, voltando no tempo, a uns 10 ou 15 anos atrás, nas nossas casas era normal ouvirmos um disco de vinil na vitróla ou radióla, pegar uma fita de vídeo na locadora, colocar uma fita cassete no carro para ouvir, etc.Você observou quanto a tecnologia avançou?


Diante, do avanço da tecnologia, houve a necessidade, de elevação do nível Educacional das pessoas. A escrita hoje, diferentemente das gerações anteriores, é código de domínio imprescindível. É necessário as pessoas estarem preparadas para saber “viver” nesse mundo moderno, e buscar um lugar ao sol.

Para que isso aconteça as pessoas estão indo a procura de elevação de grau de escolaridade, e o papel da escola nesse contexto, pelo menos seria de tornar os “saberes significativos”, fazendo com que a tecnologia esteja presente na aprendizagem, tendo em vista lá fora, as pessoas já estarem em contato direto com a tecnologia.E fazendo com que a escola se torne um ambiente prazeroso. O professor deve também promover diferentes atividades educativas. Na intenção do compromisso de tornar cidadãos críticos, criativos e autônomos.


A noção de globalização tem sido muito valorizada no campo da educação. Isso nos remete a uma visão de que o conhecimento é global, fazendo se necessário interagir tecnologias com a aprendizagem.


A função da escola é ensinar criticamente. Para isso é preciso dominar mais metodologias e linguagens, inclusive a eletrônica. O professor deve aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para desenvolver um bom trabalho com seus alunos.


A educação precisa dominar o potencial educativo das tecnologias e colocá-las a serviço do desenvolvimento de um projeto pedagógico que vise a construção da autonomia dos educandos e a formação para o exercício pleno da cidadania.


O professor deve desejar um domínio contínuo e crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante um relacionamento crítico com elas. Deve dominar a utilização pedagógica das ferramentas tecnológicas, de forma que elas facilitem a aprendizagem, sejam objetos de conhecimento e instrumento para a construção. É necessário atentar a necessidade de reformular o conteúdo e a prática de ensino. Deve Explorar a tecnologia dando ênfase no conteúdo, não na ferramenta.


O profissional em educação não deve pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizá-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino. O papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento. Ele precisa enxergar-se, apenas, como uma parte do processo de aprendizado.
Como vimos educação e tecnologia devem andar juntas, para melhoria do processo ensino aprendizagem.

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