segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Tecnologia está em nosso dia-a-dia


Keila Trevizane de Oliveira Santos


Para participar da vida moderna temos que estar atentos, conhecer e utilizar as transformações que ocorrem em nosso meio. Sabemos que na educação o nível é cada vez mais alto e as habilidades exigidas são ansiadas por todos. Dessa forma o professor deve estar disposto a inserir vários tipos de aprendizagem em sua aula para cativar seus alunos, deve saber como desenvolver teorias de aprendizagem baseados em arranjos e como inserir essa nova tecnologia no seu currículo e projeto da escola.


Tornar a aula interessante para o aluno compreender o real significado do que está sendo trabalhado é um dos desafios que o professor enfrenta. Pois o aluno deve sentir necessidade na aprendizagem, clareza do conteúdo e sua importância na vida real. Então por meio da tecnologia é possível maximizar o processo de ensino e aprendizagem tendo o professor como mediador. Nesse processo podemos utilizar fitas, textos programados, rádio, televisão, meios impressos, cinema, entre outros.


Toda base da Tecnologia Educacional está diretamente ligada ao desenvolvimento das teorias de aprendizagem, que se destacam Muller, Skinner, Gagné e Ausubel. Existem também os arranjos da aprendizagem eficiente, que são considerados marcos da instrução e devem ser feitos pelo sistema de ensino, como ex: ganho e manutenção da atenção, a segurança na recordação dos conhecimentos, pistas na aprendizagem, feedback, poder recordar e transferir o aprendido e a avaliação. Logo a aprendizagem é individual e é determinada pelo que o estudante faz e não pelo que é feito com o material de instrução ou pelo professor, então basta aplicar uma condição que a aprendizagem se realiza.


Já a existência de uma tradição dominante durante anos na teoria da educação caracteriza e justifica uma tecnologia educacional apoiada na experiência real. Nos anos 50 e 60 estuda os meios de ensino como “instrumentos geradores de aprendizagens” e a partir dos últimos anos da década de 70 estuda o ensino como processo tecnológico. Não esquecendo que para Piaget e Vygotsky a criação de uma nova psicologia como forma de conceber processos de aprendizagem baseado no conhecimento é fundamental. Apesar das diferentes concepções da aprendizagem é preciso acreditar que os métodos juntamente com outras disciplinas podem melhorar na prática as alternativas que não sai do papel. A tecnologia deve ser vista com otimismo e integrada na educação sendo reforçada pela teoria curricular.


A Tecnologia Educacional tem a finalidade de construir um campo de atividade em permanente mudança. Todavia para que ela se torne aceitável é preciso uma ligação segundo as perspectivas que se deve ter e sua contribuição para a prática pedagógica dos professores. Quanto aos meios o professor deve ter uma atitude crítica e renovadora adaptando-os as diferentes realidades e integrá-los no projeto escolar. É possível generalizar o uso dos meios em diferentes níveis de ensino, pois sua introdução permite experimentar novas estratégias de ensino.

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