segunda-feira, 26 de maio de 2008

Meios para uma aprendizagem eficaz


*Uatia Tânia Viana Carvalho


Nas últimas décadas a globalização, o avanço tecnológico e as grandes descobertas científicas revolucionaram a sociedade. Portanto, exige-se também na educação mudanças e avanços que compatibilizem o ensino com a realidade.

O ser humano não vive mais em contato com uma pequena comunidade em que precisa dominar conhecimentos específicos daquele meio. O mundo tornou-se uma aldeia global, e em vista disso, o homem precisa cada vez dominar mais conhecimentos, ter habilidades e competências diversas. Isso implica em uma maior responsabilidade da escola como preparadora para a vida em sociedade, em melhorar seu nível de ensino para que possa desenvolver alunos capazes e preparados para entrar no mercado de trabalho e que exerçam sua cidadania com dignidade.

É necessário criar um ambiente que desperte o interesse dos alunos e envolva-os nas atividades pedagógicas, relacionando os conteúdos abordados em sala de aula à realidade em que vivem para que ocorra uma aprendizagem significativa. Portanto, tendo em vista que as tecnologias estão cada vez mais presentes na sociedade estes recursos devem ser usados pelo professor para facilitar a relação entre o ensino e a aprendizagem.

Segundo Miller (1957), no processo de instrução o aluno precisa ser motivado; estimulado através de uma “pista” que favoreça a aprendizagem; responda ao conhecimento que foi transmitido, praticando algo relacionado ao que aprendeu. A presença dos recursos tecnológicos em sala de aula acompanhados da orientação do professor pode despertar sua curiosidade, motivá-los a buscar mais conhecimentos, além de facilitar a relação entre os conteúdos transmitidos pela escola e a prática vivenciada pelos alunos.

No entanto, existe outro fator que precisa ser observado quando se trata de aprendizagem: a individualidade do aluno. Todos os recursos que o professor usa em sala de aula devem ser programados com base nas necessidades dos alunos para que possa despertar-lhes o interesse e para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. Desta forma, é função do professor investigar as necessidades, planejar como supri-las e perceber se a aprendizagem está ocorrendo de maneira eficaz, enquanto interage com os alunos.

Cabe ao professor a responsabilidade de estar sempre inovando e adaptando os recursos e meios tecnológicos à educação de acordo com a realidade da atual sociedade. Criando, assim, uma condição favorável para que ocorra uma aprendizagem satisfatória.

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