segunda-feira, 26 de maio de 2008

Educar a sociedade para o mundo globalizado e competitivo


Dielle Peñas Lacerda da Cunha


Estamos na era da globalização, que é algo maravilhoso, pois é através dela que hoje podemos saber sobre noticias, informações do outro lado do mundo em tempo real, falamos com diversas pessoas no mesmo tempo que moram em lugares, paises, estados diferente, e quase sem gastos. A globalização ela deve ocorrer principalmente na escola sendo de forma atrativa que ajude a despertar nas crianças o “interesse” da educação e do conhecimento. Na saúde podemos obter a cura de nossas doenças, remédios, buscando novos métodos cirúrgicos “coisas até então consideradas impossíveis”, cirurgias através de laser, de um micro corte, ou seja a tecnologia para a humanidade é algo muito importante, pois o mundo esta em constantes transformações e adaptações.


Utilizamos pouco dessas novas tecnologias na educação, principalmente em sala de aula. O que acontece é que muito se fala em tecnologia e no seu uso, mas pouco se da respostas de como usa-las, para que não se torne algo meramente “decorativo”, muitos criticam o uso indevido, mas como seria utilizar a tecnologia do jeito certo? Colocar na sala de aula de forma educativa e criativa os lançamentos tecnológicos, para entrar no mundo em que as crianças, jovens e adultos estão vivendo, tornando o aprendizado mais interessante e prazeroso pro educador e pro educando.


É importante também fazer utilização da internet, um meio de comunicação que tanto ganha espaço no mundo atual, na sala de aula, fazendo intercambio entre os alunos, para que eles troquem informações e conhecimentos diversos, como clima de sua região, sobre cidade, estado, país, culturas, desenvolvimento social, idiomas, costumes entre outros.


O professor deve estimular o aluno utilizando jogos educativos dentro da sala de aula , preparando desde cedo o aluno para a competitividade que ele irá enfrentar no mercado de trabalho, e na sociedade do mundo globalizado.


Devemos reavaliar, reorganizar e refletir sobre o verdadeiro significado da palavra “tecnologia”, ela tem como sigla, “arte”, então, devemos usar essa arte na escola da vida. Um simples “aparelho tecnológico, sofisticado” na escola não significará que esta dará importância e utilizará a tecnologia de um jeito proveitoso para com seu aluno, se ela continuar apenas com o métodos de memorização isso será apenas “enfeite”.


Hoje temos que estar ciente que é a escola quem prepara a pessoa para a sociedade, e hoje em dia esta sociedade é competitiva ao extremo, vemos que a cada dia que se passa devemos estar nos atualizando e se reciclando para esse mercado, que gera uma nova sociedade a “sociedade global”, devemos formar cidadãos com pensamentos críticos e pessoas formadoras de opiniões.


Portanto é necessário ajudar a “sociedade” a ter um novo conceito de tecnologia e de seus benefícios em relação a mudanças, a globalização existe e ela faz parte de tudo, economia, política, saúde, educação, religião...etc. Então temos que nos tornar de forma ativa e participativa dessa sociedade para fazermos a diferença.

Um comentário:

conceiçao disse...

Concordo com suas colocações amiga, porém creio que o caminho para que tais coisas aconteçam ainda é longo.
Infelizmente!