segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tecnologia na Educação


* Viviane Martinelli


A educação está sempre em constante mudança, adotando novos métodos e adaptando novas formas de ensino-aprendizagem, se empenhando para preparar o educando para uma sociedade cada vez mais competitiva e dependente das inovações tecnologias que surgem todos os dias.


Nos EUA na década de 40 a tecnologia educacional tem o seu desenvolvimento, sendo utilizada pelos militares na II Guerra Mundial. Na atualidade podemos encontrá-la em toda parte nas nossas casas, nos Bancos e também nas escolas.


Mesmo tendo se transformado em um campo amplo e de fácil acesso, a tecnologia educacional ainda encontra resistência para ser aplicada por alguns profissionais da educação. Fatores que levam a tais atitudes é por não saberem manusearem a máquina, seja esta um computador ou um simples aparelho de DVD. Por não estarem preparados por este avanço tecnológico, acabam deixando de utilizar os recursos que são oferecidos.


Sem ter a consciência que o aparelho por si só não é capaz de elaborar e executar uma função longe da presença de um profissional habilitado, alguns desses profissionais acreditam que com a chegada de equipamentos eletrônicos na escola perderão os cargos que exercem, esquecendo que esses equipamentos são apenas mais uns dos recursos de apoio ao trabalho.


A resistência a algo novo e desconhecido é uma atitude antiga, temos a mania de “achar”, dá uma denominação qualquer ao que está sendo nos apresentado, deixando de procurar de fato quais são os benefícios que encontraremos nesta busca.


Imaginar aulas administradas com apoio de data show, computadores e outros recursos provocará diversas reações, umas delas serão ignorar e negar esse novo método de ensino. O professor leva algum tempo para se familiarizar e aplicar os tais recursos nas suas aulas.


Para a mídia se tornar em tecnologia educacional precisa da mídia em si, de um mediador e da publicação da mensagem que a mídia carrega. A mídia sozinha não se torna uma tecnologia educacional, vai estar sempre entre duas pessoas, mas nunca no lugar de algumas delas.

Um comentário:

conceição disse...

Essa resistência que você cita em seu artigo, continua mais atual que nunca, pois se não há um preparo adequado para os profissionais que estão começando, imagine para os que já estão atuando há algum tempo.

Porém, querer se atualizar só da pessoa!

Abraços...