segunda-feira, 26 de maio de 2008

O USO DAS TECNOLOGIAS E O CONSTRUTIVISMO


Lívia Catarina Matoso dos Santos


Diante das tecnologias modernas está todo o tipo de profissionais. Cada um tentando encontrar saídas para dinamizar, tornar mais produtivo e inovar o seu trabalho. Para o professor esta realidade não é diferente. Se a nossa vida diária é influenciada pelas mudanças causadas pela tecnologia, a forma de se aprender também é. Como aquele celular que foi comprado no ano passado e já ficou velho, a forma com que pensamos nos apropriar do conhecimento também envelhece.


Voltando ao celular do ano passado, no ano passado mesmo você, logo quando o trouxe novinho da loja, começou um estudo. O objetivo do estudo? Aprender a mexer no celular moderno, saber como é que funciona o menu, como tirar e arquivar as fotos, os vídeos, etc.


Foi um momento, tenho certeza, de pura curiosidade, adrenalina e diversas sensações. Você e sua tecnologia, e o mais atraente é que você é quem domina, quem decide, quem liga e desliga, quem faz e acontece.


Nesta pequena história há um exemplo rotineiro de como é que a nossa forma de aprender mudou e está mudando. Não precisamos esperar com o celular na caixa para que alguém nos ensine, não precisamos, por diversas vezes, consultar nem o manual do produto.


Então chegamos à escola cheios de informações e recheados de conhecimentos assistemáticos mas a mesma escola te diz: “Senta aqui que você vai aprender!”. E você sente que não sabe mais nada, e você não liga nem desliga nada e nem faz e acontece nada. E você volta a ter que aprender de um outro jeito. Não com curiosidade, nem por necessidade, mas sim por obrigação.
Muitas são as teorias que vêm tentando explicar como se dá o processo de aprendizagem do ser humano. Essas teorias de aprendizagem, que é um subconjunto da Ciência Cognitiva, buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem.


Aqui será falado sobre os dois nomes que influenciam as teorias que formam as tendências educacionais correntes: Jean Piaget e Lev Vygotsky. Ambos construtivistas provaram que o ser humano constrói conhecimento a partir de uma divergência. Nessa perspectiva, a divergência se torna um problema a ser resolvido e para que isso aconteça há necessidade de se criar hipóteses.
É uma exigência tecnológica saber como resolver problemas, como o do telefone celular. O problema era: como usá-lo? Porque a solução que se tem para os problemas de ontem já não são para os novos problemas de hoje.


O modo como às pessoas estão aprendendo e as condições necessárias para a aprendizagem levam-nos a identificar o papel de um professor nesse processo. Não mais o que é o detentor do saber, mas aquele que proporciona o ambiente de aprendizado de acordo com as etapas de vida pelas quais passa o aluno.


Então, a idéia de que o uso das tecnologias e a maneira como o indivíduo se apropria do conhecimento é um ponto de suma importância para o professor. Tanto para ele próprio se utilizar dos recursos tecnológicos como para a sua prática. O estudo dessas teorias é importante, pois possibilita ao professor adquirir conhecimentos que lhe permitirão alcançar melhor os seus objetivos de ensino para cada aluno dentro de ambientes tecnológicos.

Nenhum comentário: