segunda-feira, 26 de maio de 2008

AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM


Jaqueline Rocha de Matos


A sociedade atual está cada vez mais exigente, quer seja na escolaridade de seus indivíduos, quer seja, nas relações interpessoais. Dominar recursos tecnológicos como computadores se tornam imprescindível para quem vai entrar ou está no mercado de trabalho. É neste sentido que a escola tem hoje um grande desafio: tornar pessoas capazes, não só de terem sucesso neste mercado de trabalho tão competitivo e seletista, mas também formar pessoas participativas em suas comunidades, com valores morais éticos, que respeitem as diferenças e que saibam conviver com as outras pessoas.


É certo que escola e professor têm um trabalho árduo pela frente: garantir o processo de ensino e aprendizagem eficazes. Sendo assim, um ponto relevante para contribuir com esse processo é o uso de instrumentos tecnológicos.


Tendo em mente que o processo de aprendizagem se realiza em etapas e que por isso a sala de aula deve ser um ambiente prazeroso é que o uso das tecnologias na educação pode favorecer a aprendizagem dos alunos, promove discussões e debates acerca de temas e produtos que estão no dia-a-dia dos educandos, auxilia na interação dos alunos e na troca de conhecimentos, portanto, o saber fazer, que é proporcionado com o uso desses recursos tende a contribuir para que o professor alcance o objetivo de ensinar. Observado que cabe ao educador saber como utilizar tais recursos, selecionar o material que será usado, ter objetivos claros e definidos e principalmente conhecer seus alunos.


Já o aluno tem que se sentir motivado na escola, saber o porquê de estar ali e quão importante é ter conhecimento e saber utilizá-lo. Sendo o estímulo uma das fases do processo de aprendizagem do educando o professor pode se utilizar disto para despertar no aluno a vontade de buscar o conhecimento, a capacidade de refletir e a criticidade frente aos diversos assuntos.
Pode se concluir que a aprendizagem pode ser facilitada com o uso das tecnologias, serem mais atrativa e dinâmica porém, cabe ao professor decidir como ele irá fazer isto, em que momentos e quais recursos utilizarem.

Nenhum comentário: