segunda-feira, 26 de maio de 2008

ADEQUAÇÃO ESCOLAR AS EXIGÊNCIAS DO MUNDO MODERNO


Eliane Conceição da Silva


A escola está sendo desafiada a adequar-se as exigências da atualidade, a incorporar aos seus recursos tradicionais novas tecnologias que tornem os alunos mais motivados e as aulas mais produtivas.

Sabemos que aula interessante é aquela que provoca a curiosidade no aluno, característica que o leva a buscar adquirir o conhecimento que lhe fora apresentado. De modo que se faz necessário demonstrar para o aluno a real necessidade de adquirir o saber, para tanto se implica que a cada atividade proposta seja esclarecido para o aluno o porquê de está-la realizando. Desta maneira com transparência e com os estímulos necessários aumentam-se às chances de se formar cidadãos reflexivos, criativos, autônomos e capazes.

É certo que alunos envolvidos e interessados aprendem com maior facilidade. Mas ainda é grande a dificuldade de alguns educadores em tornar os saberes importantes para seus educandos.

Assim, é notório principalmente nas escolas públicas brasileiras o emprego de recursos tradicionais ultrapassados que na maioria das vezes não atraem a atenção das crianças e jovens e que consequentemente não atingem resultados satisfatórios.

Nota-se na maioria das escolas a presença de equipamentos tecnológicos que melhorariam sensivelmente a qualidade das aulas, mas a realidade é que muitos educadores não estão preparados ou não estão interessados na utilização desse material disponíveis, fato que modificaria a sua prática pedagógica dinamizando a sua ação profissional.

O profissional da educação empenhado em realizar um bom trabalho, relacionará suas atividades pedagógicas a elementos de natureza tecnológica. Pois comprovadamente as tecnologias educacionais são instrumentos capazes de seduzir os educandos e que devem ser utilizadas para facilitar o processo de ensino aprendizagem, tornando-o mais eficaz.

No entanto, é preciso ter critérios para utilização dos recursos tecnológicos na escola, visto que eles só serão válidos na educação quando sua utilização garantir uma maior qualidade ao processo. Para isso, é indispensável que se façam planejamentos educacionais de forma que os objetivos didáticos pretendidos sejam alcançados.

No mundo globalizado os conhecimentos estão à disposição de todos, nos veículos de comunicação de massa e principalmente através da Internet, todavia nem todos são úteis para a formação intelectual e moral das pessoas, cabendo a escola a tarefa de selecionar, avaliar e aprofundar os conhecimentos de forma a torná-los compreensível e importante aos educandos.

A escola tem por objetivo principal ensinar a pensar criticamente. Para que isso seja uma realidade é fundamental que os profissionais envolvidos na educação dominem mais metodologias e linguagens, inclusive a linguagem eletrônica que se tornou indispensável a todas as pessoas.

Compreende-se que nos dias atuais se faz necessário analisar didaticamente os usuais métodos de ensino, a fim de se verificar os meios que estão sendo empregados no processo de ensino aprendizagem e a forma como estão sendo aplicados. De modo que sejam incorporados ao processo educacional de acordo com as necessidades, novas técnicas e novos recursos educacionais que agregarão maior qualidade às atividades pedagógicas.

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