segunda-feira, 26 de maio de 2008

A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM


Helenisse Nunes Fagundes


As sociedades humanas modernas sofreram grandes transformações, mas em todas o uso da tecnologia está intimamente relacionada. A complexidade da vida moderna quer educacional, familiar e profissional se tornou um desafio. O nível educacional é cada vez mais elevado devido às exigências desta sociedade moderna.


Sendo o papel da Escola, formar cidadãos-trabalhadores críticos e autônomos, isto remete ao educador o grande desafio de romper os limites da formação do educando e reconstruir as relações entre tecnologias, ensino e aprendizagem. Embora o uso de Tecnologias potencialize o processo de ensino e aprendizagem, a sua presença por si só não garante maior qualidade ao ensino, pois a utilização de recursos tecnológicos deve estar diretamente ligada aos objetivos didáticos alcançados mediante um projeto de trabalho.


O ser humano não aprende sozinho, é necessário um contexto social. Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido diz que ninguém educa ninguém, mas ninguém, tampouco se educa sozinho, o ser humano se educa em comunhão. A aprendizagem humana não é produzida exclusivamente pela ação de terceiros, nem, tampouco, se produz exclusivamente por aquele que aprende sem a interferência de terceiros.


Aprender, é construir competência, é conseguir fazer o que antes não se conseguia. Sendo a competência uma capacidade humana que o ser humano não traz consigo ao nascer, ele tem que adquiri-la, e é através da aprendizagem a construção de competências.


Para que o educar aconteça é necessário que o aluno almeje aprender. Os meios instrucionais não pode por si só gerar essa motivação, apenas pode estimular a motivação existente no aluno. È importantíssimo que o aluno participe desse aprendizado transformando, aplicando e usando o conhecimento adquirido. A aprendizagem é individual, e determinada pelo que o estudante faz e não pelo material de instrução ou pelo professor.


Desta forma, a aprendizagem deve levar em consideração o aluno de forma individual, quem ele é, o que necessita e o que é necessário para desenvolver este processo.

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