segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tecnologia da educação e aprendizagem humana.



Márcia Regina de Souza






Diante da globalização o processo educativo tem exigido um nível cada vez mais alto dos educadores em termos de tecnologia educacional e neste ponto é imprescindível o domínio e atualização nos conhecimentos tecnológicos para uso em sala de aula.
A tecnologia educacional inclui processos, sistemas, direção e mecanismos de controle, tanto humanos com não humanos, avaliando assim interesses, dificuldades e as soluções técnicas do ensino-aprendizagem e o educador no processo de ensino deve lembrar-se que a linguagem escrita sofreu uma modificação através da televisão, da informática e principalmente pela a internet e ele precisa usar essa nova linguagem para auxiliá-lo a desenvolver seu trabalho pedagógico, didático e metodológico com mais eficácia.

Os profissionais que defendem a informatização da educação afirmam que há a necessidade de mudar os métodos de ensino que em sua maioria é tradicional, que somente desenvolve o hábito de memorização, neste ponto os educadores devem aproveitar os recursos tecnológicos que estão disponíveis e dominar as linguagens inclusive a eletrônica para estimular a capacidade de pensar, ativando assim o senso crítico do educando e transmitindo assim uma aprendizagem de qualidade.

As teorias da aprendizagem atualmente estão ligadas a tecnologia educacional, e para instruir o educador deve ter em mente o tipo de educando que deseja ensinar e a teoria que pretende adotar, as que se destacam neste texto são dos teóricos: Miller, Skinner, Gagné e Ausubel, onde há métodos e princípios a ser seguindo para um bom desempenho educacional. O educador que resolver adotar a teoria de aprendizagem de Miller terá como princípio a “motivação” que deve inspirar e estimular a capacidade existente no educando, a “pistas” que são materiais instrucionais verbais e pictóricos (concernente a pintura) que os instiga a aprender, o princípio da “resposta” é obtido através do fazer, ou seja, com a participação do aluno transformando e aplicando o conhecimento adquirido em forma de avaliação, que resulta no quarto princípio o da “recompensa” que o estudante recebe em função do seu aprendizado, que pode ser uma nota de aprovação.

Qualquer que seja a teoria de aprendizagem adotada pelo o educador é necessário assumir um compromisso ético, domínio das inovações tecnológicas sabendo utilizá-la para despertar nos educandos a formação educativa e as novas habilidades como o uso de equipamentos que facilitam a vida do novo cidadão globalizado levando-os a vida real onde eles têm que participar de forma efetiva.

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