segunda-feira, 26 de maio de 2008

Didática é uma tecnologia, será?


Sued Regina de Oliveira Conrado


Como era a vida na época de seus avós? E na época dos avós de seus avós? E como vai ser a época dos filhos de seus filhos? Aliás, como é a sua época? Já parou para pensar que o mundo não pára, que se você parar para apreciar a vista você se perde no tempo, e fica ali admirando paisagem, você, seus netos, seus avós e seus bisavós.

Em pleno século XXI, onde os movimentos de rotação e de translação não mais movimentam o planeta, e sim as tecnologias, e olha que o planeta está se movimentando cada vez mais rápido, é difícil de acreditar que ainda haja “profissionais” imunes tecnologicamente. Nos dias de hoje há tecnologias até para se amassar uma batata, portanto não há motivos para se fugir delas, a melhor solução é reciclar os antigos conceitos e criar conceitos novos.

A sociedade está exigindo um cidadão, com conhecimento cada vez mais amplo, o mercado de trabalho quer um profissional, que entenda não só da função que lhe cabe, mas que tenha algo a mais para oferecer, um conhecimento que o destaque na multidão. E cabe a nós profissionais da educação formarmos esses cidadãos, futuros profissionais.

Quando falamos de tecnologias, pensamos logo em computadores, celulares, DVDs e etc. Na verdade a maneira com a qual você conduz a sua aula as tendências pedagógicas que segue, a maneira com que se apropria de assuntos que estão acontecendo na sociedade para enriquecer e complementar sua aula também é uma tecnologia.

Esse tipo tecnologia todos temos e conhecemos, mas precisam ser reciclados, os alunos de dois anos atrás não são como os de hoje, cada aluno vêm de um lugar diferente, tem um nível de conhecimento diferente, e, a nós professores cabe observar todos esses pontos, todas essas particularidades em cada aluno e desenvolver o melhor método para cada um deles. Aí está o nosso grande desafio unir essa tecnologia que nós já conhecemos às tecnologias modernas, não afim de ilustrar as aulas, mas de enriquecer, complementar e fazer a diferença na construção do conhecimento deste cidadão que está se formando.

Formar alunos pensantes, que procuram e queiram o saber, que conheçam a importância desse saber e assim formar profissionais competentes e cientes do seu papel na sociedade. Para tanto é necessário que já nós sejamos assim, que busquemos nosso conhecimento e nosso aperfeiçoamento profissional, pois o uso que nossos alunos farão desses meios depende do uso que nós fazemos deles hoje.

Nenhum comentário: