segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tecnologia Educacional


Leonete Alves Moreira




O movimento da tecnologia da educação, começou quando psicólogos se preocuparam com a educação, isso foi mais ou menos na metade do século passado no Estados Unidos.durante a década de 60 e nos últimos anos esse movimento teve dimensões internacionais e estendeu-se a todos os nives de educação.

No século XXI com tantas inovações, alguns educadores tem dificuldade em se adaptar a tecnologia na educação e tem uma visão confusa dos procedimentos de ensino tecnológicos, na existências deste mundo globalizado.

Os professores envolvidos em tarefas educativa não desenvolveram um ponto de vista ou seja uma posição em relação ao procedimento com a tecnologia e a educação.

A tecnologia do ensino e outras expressões são palavras empregadas como simples sinônimo de ensino por meio de comunicação de massa, seria ensino através de televisão, do radio e do cinema.. uma maneira de aprender de uma outra maneira e constante.

Os profissionais em educação não estão totalmente preparados para se interagir com a tecnologia no ensino, com esse impacto que a tecnologia esta trazendo no processo de ensino. até mesmo por que a tecnologia inicia em ampla escala ou seja uma invasão da educação. Para muitos, tecnologia educacional esta sendo novidades em educação, mas esta área vem se desenvolvendo há muito tempo .

A tecnologia hoje neste momento já faz esta fazendo parte da nossa cultura, que podemos chamar de tecnologia tecnológicas.

Hoje ainda nos faltam uma adaptação adequada do uso da tecnologia em sala de aula. Em geral a tecnologia conduz a soluções daquilo que se pretende resolver. esta é uma das razões pelas quais até hoje ao longo da História, não se conheceu uma tecnologia definitiva pois que ela, se aproxima cada vez mais do ideal. E os profissionais na educação devem estar atentos a essas novas mudanças.

Precisamos de profissionais preparados, e capacitados para essa nova forma de ensino.

Um comentário:

conceição disse...

Amiga, se a maioria dos educadores não tem qualquer habilidade para manusear o que a tecnologia oferece em termos pedagógicos, infelizmente as coisas irão se complicar ainda mais, tanto para eles como para os educandos, se analisarmos que evolução tecnológica é constante. Será que é falta de interesse ou apenas despreparo desses profissionais?
Valeu!