segunda-feira, 26 de maio de 2008

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


Wesley Grudtner Martins


Muito se comenta que o professor tem certo receio de ser substituído pela evolução tecnológica, porém isso jamais acontecerá, lembrando que uma ferramenta não substitui o envolvimento humano e ela por si só não pensa, não cria, além do que, não possuem algo de extrema importância, que é a afetividade, indispensáveis ao desenvolvimento da sociabilidade.


O que Skinner, Piaget e Vygotsky teriam a dizer sobre o computador e a Internet nas escolas? Partindo dos estudos de Skinner, passando por Piaget e chegando ao sócio-construtivismo de Vygotsky, chega-se a conclusão de que o uso do computador e dos demais recursos tecnológicos, desenvolve as habilidades e competências dos alunos, tornando-os devidamente criativos, e preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.


O Brasil é um país, que há muito tempo, vem explorando o uso tecnológico, isso no âmbito geral, e pode-se dizer que alguns setores do desenvolvimento brasileiro, estão anos luz a frente dos chamados países de primeiro mundo. E a educação brasileira, está se adaptando às necessidades tecnológicas, de forma tímida, porém procurando inovar, e o principal desafio é a adaptação às grandes modificações sociais, culturais e econômicas criadas pelo estouro das novas tecnologias. A inovação deve ser constante, porque ela passa a ser exigida nessa explosão capitalista e tecnológica, e a escola é o ponto de partida para tudo isso que vem ocorrendo no planeta.


Não se trata somente de adaptar a educação às tecnologias, e sim, dar início a uma nova era de aprendizagem. Para que o educador possa construir progressivamente a sua competência profissional, é necessário que ele se estruture e direcione sua prática, e o planejamento, a pesquisa, e a troca de conhecimentos com seus parceiros, vai se manifestar no desenvolvimento do aluno, Vygotsky menciona sobre a importância da relação e da interação com outras pessoas, como origem dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Em todo o processo de construção do conhecimento, qualquer que seja seu nível, se faz imprescindível o uso de determinados instrumentos de trabalho para conseguir a informação necessária, lembrando também, que além de conhecer as teorias existentes sobre a aprendizagem, deve ainda saber utilizar os recursos disponíveis através da Internet. Este conhecimento dos recursos e fontes poderá ser aplicado na construção do conhecimento, tanto do professor como dos alunos.


A introdução às novas tecnologias, tem que ter como partida, o interesse dos educadores e esses por sua vez, devem usar formas com que o educando se sinta atraído em usar as tecnologias para aprendizados benéficos, e essa atração pode ser de maneira lúdica, estética ou até mesmo afetiva, pois conforme Piaget: “o conhecimento se constrói na ação afetiva, seja esta a ação que se realiza sobre os objetos ou na interação com os outros sujeitos”. Aprendizagem é o processo pelo qual o ser humano se depara no dia a dia, e ele se apropria do conhecimento produzido pela sociedade, é um método ativo que conduz a transformações no homem.


O professor não é mais o possuidor do saber, aquele que sabe tudo e entende tudo. Com milhões de informações que estão ao alcance de todos, principalmente na Internet, o trabalho centrado do professor já não satisfaz mais. Isso faz com que a interação de grupos, e a troca de conhecimentos entre professor e aluno é agora a bola da vez, com isso, o trabalho em conjunto, vem de encontro com as necessidades dos alunos na busca da construção do conhecimento, e isso faz com que o professor se torna apenas um mediador, um orientador deste conhecimento, alguém que mostra os caminhos.


A partir do que foi mostrado, é de suprema importância que o professor conheça os recursos tecnológicos disponíveis, que podem ser aplicados em todas as áreas do ensino, e a Internet está como um suporte, tanto para professor como para aluno, além, é claro, de possibilitar um trabalho cooperativo, colaborativo e interativo, em todos os setores educacionais.

Nenhum comentário: