segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tecnologia da Educação e Aprendizagem Humana


Osvaldo da Silva



Há tempos, alguns estudiosos das teorias educativas defendem a utilização de ferramentas de multimídia no ensino e a formação no indivíduo de competências para agir em uma cultura tecnológica.
Entretanto, entre os vários questionamentos que tal questão suscite não se pode deixar de considerar o fato de como integrar as novas tecnologias que invadem o cotidiano de todos os cidadãos na aprendizagem escolar.

O processo de transformação exigido no nível educacional é cada vez mais elevado, pois, estamos expostos a uma sociedade moderna e cada vez mais complexa, exigente.

Por isso, não se pode deixar de considerar a necessidade de que o professor venha a questionar, refletir, procurar a origem, fundamentar o saber e reconstruir as relações entre tecnologia, ensino e aprendizagem. Para isto, no entanto, precisa-se ainda visualizar os recursos tecnológicos como propícios ao desenvolvimento de nossas capacidades, permitindo-nos apoderar de novos conhecimentos e inseri-los na construção do processo educativo.
De acordo com Mcluhan2 as conseqüências, centradas na comunicação de massa e na difusão do conhecimento ainda não se fizeram sentir plenamente no ensino, pelo menos na maioria das nações, mas a aprendizagem a distancia, sobretudo a baseada na Internet, parece ser a grande novidade educacional neste início de novo milênio.

Atualmente, no contexto educacional, ainda trabalha-se com recursos tradicionais, onde a maioria dos professores não se inovaram para acompanharem o processo de mudanças de métodos de ensino que é o questionar, refletir e procurar a origem, o que quer dizer, desenvolver no aluno a capacidade de aprender a pensar criticamente.

Com o surgimento da revolução industrial e a expansão da nova tecnologia da informática e a robótica, houve primeiramente a ficção científica como a série o homem biônico (ou o homem de seis milhões de dólares) que representam um salto no processo evolutivo científico-técnico-produtivo, na qual as indústrias foram infladas por Robts na industrialização ao invés do ser humano. Mas uma vez houve pânico no profissional habilitado com medo da perca do seu campo de trabalho.
É necessário destacar que nunca uma máquina poderá substituir o ser humano em um todo.
Segundo Área (1991)
3, os professores são sujeitos ativos e adultos que dispõem de suas próprias formas de entender a prática e de implementá-las.

Assim, cabe a cada um buscar meios para implementar o seu proceder em relação ao ensino-aprendizagem.

O professor deve procurar novas formas de pesquisa dos conteúdos, mudanças na maneira de ministrar as suas aulas, para motivar seus alunos a serem críticos, participativos e reflexivos, e, com isso, os educadores deixarão de ser meros informadores de conteúdos transformando-se em orientadores da aprendizagem.

Um comentário:

Unknown disse...

Certamente, nós professores estamos diante de um grande desafio. O uso das tecnologias como ferramenta educacional é uma prática ainda em construção que certamente terá que vencer muitos desafios e ultrapassar obstáculos, mas que sem dúvida, propicia o desenvolvimento da autonomia do aluno e auxilia-o na construção de conceitos em diferentes áreas do saber.