segunda-feira, 26 de maio de 2008

Adaptação da escola ás mudanças tecnológicas




* Megue da Silva Pereira




A humanidade está em pleno desenvolvimento, inúmeras transformações vem ocorrendo no mundo, tanto nas estruturas quanto nas relações sociais, a ampliação, e propagação da tecnologia tem invadido o dia-a-dia de todos, em todos os lugares. Esta invasão tecnológica faz com que os profissionais, principalmente os da educação, estejam cada dia mais atentos e se exijam muito mais.



O professor deste novo mundo, mundo tecnológico, deve estar empenhado a reproduzir aulas significativas e estimulantes para assim prender a atenção dos educandos, tornando o saber interessante, e trazendo a tecnologia para perto da aprendizagem escolar.



Infelizmente, principalmente no Brasil é inegável o uso de métodos tradicionais ultrapassados que na maioria das vezes não atraem a atenção dos alunos, por isso é preciso que o professor se aposse de recursos tecnológicos para poder desenvolver atividades que atinjam resultados. Através da tecnologia, é possível favorecer o processo de ensino e aprendizagem, pelo uso desses recursos, desenvolver a qualidade das aulas, e associada aos objetivos didáticos alcançar êxito.



O fato da tecnologia educacional ser positiva e trazer contribuições importantes, é preciso ter critérios e estabelecer teoria curricular de maneira que possa melhorar esta prática alternativa de ensino.



Esta adaptação de modelo escolar compreende vários fatores, como a estrutura escolar, a influência dos meios de comunicação em massa, as expectativas dos alunos, pais e professores, de toda a sociedade.



Portanto para enfrentarmos esta realidade devemos primeiro tomar conhecimento destas novas necessidades para assim trazer soluções para a prática educacional, adaptando ao contexto das diferentes realidades escolares afinal as tecnologias não se estabelecem sozinhas, elas se sustentam e promovem resultados através de seus idealizadores.

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