segunda-feira, 26 de maio de 2008

A TECNOLOGIA, UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA EDUCAR UMA GERAÇÃO


Adair Carvalho


O homem possui uma grande capacidade inventiva e de superação, que por sua vez, o tem elevado a um patamar evolutivo cada dia maior em todos os aspectos cotidianos da vida moderna, o surgimento de idéias, a vontade de tornar a vida melhor faz com que mulheres, jovens e homens procurem criar meios para viver bem e com qualidade.

A escola e um fator determinante na formação de valores no individuo como um todo, o educador deve usar os avanços tecnológicos obtidos em favor de uma educação atrativa para o aluno, a escola tem que ser atrativa no sentido geral, o educando tem que sentir prazer em estar na sala de aula, não forçadamente pelos pais muitas vezes preocupados mais em não perder os benefícios que o governo propicia para que o seu filho continue estudando, isso e um fato a ser pensado e analisado por autoridades que competem a eles esse papel.

Com equipamentos extraordinários que existem e que estão surgindo a cada momento no mercado à disposição é possível informar-se em tempo real de fatos como a previsão do tempo, a melhor maneira e época do que se investir, de acordo com o seu perfil, tanta informação e grande facilidade de acesso, o professor deve ter por objetivo ser um mediador de conhecimento, usando todos os meios existentes para uma educação de qualidade, educação de formação de valores e morais.


Uma forma incrível de se comunicar e que está promovendo o encurtamento das distâncias entre países e pessoas é a internet, não há restrições isso é benéfico, porém nem todas as pessoas que estão envolvidas na arte de ensinar são capazes de acompanhar o desenvolvimento tecnológico, e ainda há aqueles resistentes aos meios tecnológicos,os que se consideram tradicionais, há exceções, alguns buscam capacitação como fazer um curso básico de informática, outros no entanto não sabem ligar um aparelho de DVD,isso é real e triste. Esses aparelhos existem para facilitar o trabalho e a vida de todos, incontestavelmente.

O projetores de vídeo, computadores ultra-modernos entre outros são de grande importância para o ensino dos alunos quando usados com métodos eficazes para promoverem uma população que tem conhecimento e também produz conhecimento, um dos desafios de se ensinar alguém é fazer com que ela venha a ensinar o que aprendeu. “Mestre não é quem ensina é quem de repente aprende”. (GUIMARÃES ROSA).

Com o método certo, com vontade, profissionalismo, o professor pode e deve desenvolver em seus alunos a vontade de serem pensadores críticos, construtores de conhecimento, pessoas de atitudes, não egoístas, indivíduos de potência intelectual, visionários e por que não líderes no âmbito global. É evidente o avanço e aceleração que o mundo se encontra, e a cada dia será maior, mas existe algo a se refletir em relação ao educador, ele é insubstituível, não pode ser programado e sim programador de toda tecnologia existente, todos os seres humanos são mais capazes do que imaginam.

Nenhum comentário: