segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aprender para melhor ensinar




*Juciane Martins da Hora

Pode-se ver que hoje, as novas tecnologias, têm invadido um grande espaço da sociedade; Com isso, percebe-se que o ser humano já não consegue mais viver oculto à elas, bem como, em nenhum segmento de sua vida, pois dominar os meios tecnológicos, trata-se de necessidade e sobrevivência, diante às ligeiras transformações ocorridas nos últimos tempos. Portanto, na educação não é diferente.

Nota-se que, para muitos professores, o avanço das novas tecnologias na educação, tem tirado a importância dos mesmos no meio educacional, isso se dá pelo medo de encarar o que é novo. O ser humano, em sua maioria, não está preparado para enfrentar as novidades, e com isso, o mesmo, acaba conceituando todas elas como algo ruim e inalcançável, por falta de busca para se obter a adaptação. Pois isso, faz-se necessária o constante aprimoramento de capacidades, por parte do corpo docente, afim de acompanhar as transformações e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

A tecnologia, que é uma arte, precisa estar, mais do que nunca, inserida em nossa sociedade educacional, pois ela desempenha-se como uma fonte de desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem, bem como por meio das facilidades que encontra-se nos meios tecnológicos, como o quadro-negro, a internet, os aparelhos eletrônicos. Enfim, os professores precisam inovar seus conhecimentos, suas habilidades para suprir as necessidades dos alunos, precisa-se que haja clareza nos ensinamentos e todos os meios que puderem ser adicionados ao processo de educação, tornam-se válidos.

Hoje, como tudo é mais fácil de se adquirir, é preciso que todos esses meios sejam utilizados sem temor, pois os recursos tecnológicos estão disponíveis a todos e muitas vezes, por falta de instrução, os alunos os utilizam de forma desregrada e sem capacidade de assimilação do que é proveitoso ou não, e acabam dificultando o processo de aprendizagem. Portanto, é necessário que os educadores estejam prontos para desenvolver no aluno uma aprendizagem de qualidade.
Dentro do processo ensino-aprendizagem, sabe-se que, uma pessoa, dotada de um certo conhecimento adquirido anteriormente, pode desenvolvê-lo e aprender mais sobre ele posteriormente com facilidade, pois previamente, a pessoa já havia ouvido falar do mesmo. Então pode-se concordar que, os professores precisam “aproveitar” o que os alunos trazem de “bagagem” em suas vidas, para melhorar a aprendizagem. O professor precisa motivar, estimular e fazer o aluno participar com vontade e satisfação, das propostas educacionais, bem como, também, através de uma recompensa adquirida após o resultado do processo.

Finalmente, entende-se que a tecnologia na educação pode contribuir muito para a promoção da aprendizagem humana, proporcionando resultados concretos e possíveis de serem implantados nas escolas, levando a um crescimento considerável nas habilidades dos professores e no desenvolvimento dos alunos. Por isso é preciso integra-se às novas tecnologias para que as instituições educacionais, consideradas formadoras de opiniões, consigam participar das transformações da sociedade com categoria.

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