segunda-feira, 26 de maio de 2008

Educação, Globalização – Um processo de Atualização


* Daiane Trindade da Silva


A grande preocupação da maioria dos professores é que no final de cada ano seus alunos sejam aprovados, estando aptos para o próximo ano. Atualmente, têm-se visto através do processo de globalização, as informações serem colocadas dentro de nossas casas, com uma grande rapidez; a todo momento nos é dirigido muitas informações em grandes variedades ao mesmo tempo, através de televisores, rádios, jornais, internet, etc.

Para que possamos entender, interpretar e ainda avaliar criticamente tudo o que nos é colocado, é preciso estar atentos a todos os tipos de novas tecnologias; e ainda saber manuseá-las de forma corretamente. Isso tudo influência de forma quase que total na prática docente, pois é através de mídias que se dá o aprendizado de uma forma mais prática. Em sala de aula temos todo “tipo” de alunos, e é preciso estar atentos a isso.

Precisamos ensinar nossas crianças a “ingerirem” tudo o que é colocado a elas, por conta da globalização; temos que ensina-las a pensar, criticar e dar suas opiniões sobre tudo, não podemos fazer das crianças meros “animais domesticados” aceitarem tudo. É preciso conduzir elas, a se tornarem seres pensantes, e para isso é preciso fazer uma ponte com as novas tecnologias, aplicando-as à educação.

Portanto, mais do que se preocupar se nossos alunos irão passar ou não de ano, é preciso saber avalia-los como cidadões, deixando-os pelo menos aptos para enfrentarem esse arsenal de tecnologias, que invadem nossas casas, servindo como cidadões cientes em uma sociedade que ainda está inconsciente.

Nenhum comentário: