segunda-feira, 26 de maio de 2008

A aprendizagem e as novas tecnologias


Por Eliane de Sousa Alves Caldeira


Vivemos um momento singular da história da humanidade, a globalização. Os veículos de informação são de alta performance, promovem a informação com uma velocidade impressionante, isto nos proporciona conhecer fatos e realidades que há algum tempo atrás seriam impossíveis de serem veiculados e chegarem até nós com tanta rapidez. Tudo é muito rápido, inúmeras vezes escutamos a expressão “as coisas estão mudando com tanta rapidez que nos assusta”.


Esta velocidade de informação chega até as salas de aula junto com os alunos, estes por sua vez não estão dispostos a enfrentarem aulas monótonas e sem nenhum sentido para eles. Os alunos modernos conhecem e utilizam jogos incríveis, tecnologias de alta geração, que os obriga a terem uma mente antenada, que os faz pensar, agir e reagir, com muita rapidez. Esta situação de conhecimento das novas tecnologias é uma realidade até mesmo de escolas de periferia, pois seus alunos têm acesso a casas de jogos através da internet.


O ambiente educacional precisa com urgência sofrer uma transformação, ou continuaremos a ter aulas que não atingem o interesse, o nível tecnológico ou a realidade do aluno. Cabe, pois ao professor inserir no contexto educacional as novas tecnologias relacionando-as com a sala de aula.


Alunos que aprendem, interagem e apresentam uma solução à problemática levantada pelo professor, é o sonho de todo bom educador. Mas então podemos nos perguntar como fazer acontecer este ambiente de interação entre professor, alunos e novas tecnologias? Para que ocorra a situação de ensino aprendizagem entre outras coisas é vital que os conteúdos propostos atinjam a realidade dos educandos, ou seja, os conhecimentos que os mesmos possuem em relação ao tema proposto, neste momento o professor pode inserir as novas tecnologias apresentando o tema através de um filme, apresentação em Power Point, música, e tantas outras maneiras criativas, que permitem ao professor obter a atenção e interesse do aluno.


A educação não pode ficar parada no tempo, já dissemos que as coisas andam em uma velocidade impressionante, como então continuar com aulas que nos remetem a décadas passadas, em seu estilo de apresentação? O que ocorre, é que o professor não pode ser substituído por uma maquina, não por ainda muito tempo, mas este professor precisa se atualizar, precisa perder o medo de utilizar as novas tecnologias. Ele tem que perceber e entender que as novas tecnologias são ferramentas de grande utilidade no ambiente educacional, ferramentas estas que bem utilizadas podem ser ótimos recursos para promoverem o Ensino e a Aprendizagem.

Nenhum comentário: