segunda-feira, 26 de maio de 2008

OS CAMINHOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA TECNOLOGIA



Conceição Aparecida Rodrigues de Souza




A sociedade moderna vive em constante mutação, e a tecnologia inserida em seu cotidiano se fez processo irreversível, e também passa por constantes inovações.

A disputa pelo mercado de trabalho e a exigência cada vez mais forte pela qualificação e atualização humana, no sentido de aperfeiçoamento profissional faz com que o homem vive em busca constante pelo conhecimento, principalmente o tecnológico.

Dentro da nossa sociedade, espera-se que a escola dê ao individuo base e sustentação para que o mesmo possa se firmar num mundo de disputas e de uma constante transformação cultural.
Sabe-se que o conhecimento dos códigos da escrita é imprescindível, porém a escola deve, além de dar ao homem o domínio destes códigos, fazê-lo também um ser reflexivo e crítico, respeitar suas diferenças e capacidades, fornecendo-lhe, um aprendizado eficiente, que respeite as etapas existentes no processo cognitivo.

Dentro do processo educacional, o professor deve utilizar-se de recursos que despertem no aluno o interesse e o prazer pelo estudo e através da tecnologia ele poderá despertar esse interesse. No que diz respeito à tecnologia aplicada na educação, caberá ao professor ir além de seus limites, buscando suporte e respostas dentro do que a modernidade oferece, inserindo seus alunos nesse mundo tecnológico do qual, apesar de muitos ainda não terem um contato diário, já fazem parte. Essa modernização na educação é um atrativo, haja vista que a criança e o jovem são atraídos pelo novo, pelo diferente.

Deve-se, portanto fazer com que o aluno entenda o porquê da atividade em ação, indo em busca de respostas e participando de maneira intrínseca, nunca de maneira aleatória.

A atividade de aprendizagem será mais eficiente quando o código da escrita for relacionado à imagem. Uma aula seria extremamente atraente e proveitosa se o aluno pudesse visualizar o conteúdo escrito relacionado à imagem, em uma aula de geografia, por exemplo. Para isso, o professor de hoje deve se atualizar constantemente, tendo em vista que o mundo vive em constante evolução e o professor passou a ser um mediador e não apenas um transmissor do conhecimento.

A tecnologia deve ser usada para despertar a motivação e o aluno deve saber que está na escola para aprender, e dentro dessa nova prática pedagógica, o professor deverá criar ambientes propícios para os alunos, fazendo com que os mesmos busquem respostas para suas dúvidas, aprendendo assim a serem cidadãos autônomos, desenvolvendo competências para construir seu próprio caminho de maneira consciente diante da sociedade competitiva da qual fazem parte.

Vários teóricos desenvolveram estudos relacionados à maneira de ensinar, e essas teorias procuram analisar a melhor maneira de fazer o aluno chegar ao conhecimento, apontando a motivação, o direcionamento através de “pistas”, a descoberta e a aplicação desse conhecimento e finalmente a recompensa pelo esforço empreendido, como eficientes métodos para buscar o conhecimento.
O aluno vai se interessar pela aula, e a tecnologia pode e deve ser usada para despertar esse interesse, essa motivação. O aluno deve compreender que está na escola para aprender e se interessar por esse aprender. Sabe-se hoje que para desenvolver uma aprendizagem satisfatória o professor deve lançar o estímulo e trabalhar junto com o aluno na procura da resposta a esse estímulo, dando também às suas aulas uma seqüência lógica, ou seja, um conteúdo deve ser a continuação do outro e para isso uma revisão da aula anterior se torna imprescindível para a realização dessa seqüência lógica.

Dentro dessas perspectivas deve-se considerar que as contribuições advindas do uso da tecnologia na educação, dentro do atual contexto mundial é fundamental, portanto devem ser inseridas no currículo escolar, de acordo com as condições de cada situação.

Se o foco da aprendizagem é buscar um conhecimento significativo, principalmente através da pesquisa, o computador é uma ferramenta tecnológica que permite a efetivação dessa pesquisa de forma rápida e eficiente, e novamente o professor se torna fundamental nesse processo, pois caberá a ele orientar seus alunos quanto à veracidade e confiabilidade do site onde a informação está sendo buscada.

Entretanto, a tecnologia na educação só terá sentido quando o professor promover uma mudança em sua postura pedagógica e perceber que existem várias maneiras de explorar o conteúdo curricular, através de novos recursos.

Como já foi dito, o papel do professor, hoje, frente às novas tecnologias é a de orientar, estimular e proporcionar ao aluno a busca de seu conhecimento, só que para isso o professor terá que ter uma boa base teórica, participar do processo educativo junto com o aluno e sempre buscar o aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Ensinar enquanto aprende.

A Internet é um instrumento que pode transformar a aprendizagem em um processo ativo e inovador, no entanto voltamos a afirmar, o professor como articulador e mediador neste novo processo precisa conhecer e dominar essa técnica.

Diante do exposto fica mais uma vez evidenciado que com toda evolução e modernização dos aparatos educacionais, o papel do professor como articular do conhecimento é fator fundamental para sua consolidação.Os tempos mudaram e o desenvolvimento tecnológico caminha de forma inexorável e irreversível, e a educação precisa acompanhar essas mudanças e desenvolvimentos, haja vista que cabe a ela o papel de transformadora social.
Compreendemos assim, que se as tecnologias não substituem o professor, elas podem sim mudar suas funções dentro do processo educacional, e para isso ele precisa estar preparado, aberto e receptivo ao que oferece os novos tempos, principalmente no que diz respeito aos avanços surpreendentes da tecnologia.

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