segunda-feira, 26 de maio de 2008

TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM HUMANA


Vanessa Nogueira Macedo




Vivemos numa época em que precisamos saber um pouco de tudo. A tecnologia trouxe até nós muitas vantagens e facilidades, mas requer que estejamos preparados para saber lidar com essa nova realidade.

Quem obter maiores conhecimentos e informações sobre tecnologia, irá sobreviver em um mercado de trabalho muito competitivo.


A aplicação da tecnologia na educação deve começar no projeto educacional. Seguir uma estratégia de flexibilidade para o papel do professor, ou seja, fazer com que o mesmo ultrapasse a tradicional perspectiva instrucional e se torne sujeito dessa prática, utilizando de diferentes formas os instrumentos tecnológicos para acontecer a aprendizagem significativa.


Gagné (1970), diz que: “É evidente que toda a base da tecnologia Educacional está diretamente vinculada ao desenvolvimento das teorias de aprendizagem. São muitas essas teorias, mas muitas delas são microteorias desenvolvidas para atender ou proporcionar modelos específicos de tipos de aprendizagem.” É preciso estudar essas teorias e escolher uma para aplicação em sala de aula. É importante levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, procurando saber o que os mesmos conhecem sobre tecnologia e enriquecer esses conhecimentos, tornando-os significativos para aplicação e o uso de alguma forma.


Considerando que as crianças já estão nascendo na era da cultura digital, é preciso defender a informatização da educação. A educação como processo de formação humana, deve preparar os indivíduos para sobreviver à tecnologia. A preparação do educador para a aprendizagem tecnológica deve ser um objetivo educacional onde o aluno sinta a necessidade e vontade de conhecer cada vez mais essa área, tendo a oportunidade de ser participativo nas aulas, consciente da importância de sua preparação para viver nessa era.

O desafio do educador é conciliar tecnologia com ensino e aprendizagem, utilizando esse recurso como meio de potencializar esse processo. Dessa forma chegaremos a um resultado surpreendente, pois o professor que planeja sua aula consegue alcançar os objetivos.

Nenhum comentário: