segunda-feira, 26 de maio de 2008

Quais elementos são importantes para que haja uma boa aprendizagem



Luciano da Purificação Santos



Ao longo dos Séculos XIX e XX, muitos estudiosos buscaram definir quais eram as competências necessárias para haver uma aprendizagem significativa , de um determinado objeto de estudo, as conclusões que chegaram são praticamente as mesmas, baseando-se sempre na cognição, me atrevo a dizer que o básico para que haja uma boa aprendizagem, passa primeiro por três elementos muito importantes.

O primeiro elemento é “Um ambiente agradável e acolhedor”, onde os alunos se sintam motivados a aprender, onde tenha vários materiais didáticos a disposição deles, para que eles possam manipular, experimentar, buscar conhecer para que serve, como ele poderá usar no dia-a-dia, um local onde os alunos tenham desejo de freqüenta.

O segundo elemento são “Professores qualificados e motivados”, pois quem esta a frente dos alunos são os professores, eles tem uma autonomia muito grande, quem decide como os conteúdo vão ser trabalhados são os professores, então é preciso primeiro mudar,qualificar, os professores para depois espera uma mudança na educação, e sem uma valorização financeira e impossível que isso aconteça, mas uma boa formação e pré-requisito para um boa remuneração.

O terceiro elemento é “Uma política educacional coerente”, que comece fazendo uma analise das diferenças de cada região, de cada estado, de cada município, e a partir daí elabora as metas e objetivos a serem alcançados, para cada região, fazendo investimentos em materiais didáticos, de acordo com os interesses de cada localidade, respeitando sua cultura e seus costumes.

Diante desses fatores fica claro, que o maior problema a ser superado para que haja uma boa aprendizagem, e social e não cognitivo.

Um comentário:

Anônimo disse...

A temática abordada é de extrema importância para nosso país, porém a maneira como foi redigida ainda precisa de muitos ajustes. Por favor, em função da melhora do site, corrijam os erros ortográficos. A concordância, uso da crase e principalmente a conjugação estão deploráveis.