segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tecnologia Promovendo a Aprendizagem Humana


Viviane Martinelli



A sociedade moderna na qual vivemos sofrer constantemente transformações por diversas áreas, inclusive na educação, onde essa mesma sociedade passa a exigir um nível cada vez mais alto de escolaridade forçando o indivíduo a se renovar constantemente para poder ingressar ao mercado de trabalho.

Isso se dá porque a globalização passa a imagem de que o conhecimento e transmitido de uma maneira global a todos os educandos, mas sabemos que não e bem assim que acontece na realidade. Compete ao professor a romper com as concepções ultrapassadas e adquirir as novas tecnologias.


Os recursos tecnológicos como a televisão, DVD, e o computador oferecem diferentes linguagens, proporcionando uma qualidade maior de ensino e aprendizagem aos alunos, mas para que essa qualidade aconteça, o professor deverá utilizar os recursos tecnológicos junto com a Didática, para assim alcançar os objetivos esperados. O processo de aprendizagem acontece individualmente, para se tornar eficiente, o aluno precisa ser colocado como foco das atenções e fazer uma análise de como é esse aluno, do que ele necessita aprender para que o processo possa ser iniciado.


A mente humana foi comparada como um software, que tem a capacidade de armazenar, processar e codificar informações adquiridas ao longo da vida. Na década de 50 nasce à psicologia cognitiva, que é uma ciência que estuda o processo mental, ligada ao comportamento, também analisa questão da memória, atenção, raciocínio e o uso da criatividade para resolução de problema. O processo de aprendizagem tem que ser organizado e ter uma integração com o material na forma cognitiva, para que as idéias sejam processadas.


Os educadores começam a compreender que é preciso investir nas novas gerações, para formar seres pensantes, organizar um ensino que ajude aos educandos a se desenvolverem, transformando-os em cidadãos críticos.


Tendo o conhecimento e aprendendo a utilizar essas novas tecnologias nas aulas, o professor terá uma maior facilidade em desenvolver o ensino-aprendizagem, formando um aluno mais preparado para vida, e que os conhecimentos transmitidos devem ser um complemento para os conhecimentos adquiridos pelo aluno fora do ambiente escolar, interagindo assim com a realidade do mesmo.

Nenhum comentário: