segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tecnologia na educação, uma solução para desenvolver e agilizar a aprendizagem humana.




Joel Verissimo




A instituição escolar é fundamental ao ser humano durante sua preparação para o convívio em sociedade, onde o aprendizado no inicio da vida escolar servira de suporte na vida adulta, de forma que a escola funcionará como ponto de partida, e o educador como referencial para o aluno.
De acordo com o contexto histórico, verifica-se que a escola vai se adequando ao modelo econômico e social do momento e a partir da situação vivenciada, propõem métodos a serem aplicados no ensino educacional.

Na atualidade o modelo econômico tem exigido dos profissionais respostas e soluções em tempo real. Devido a globalização todos os setores da sociedade têm se tornado mais competitivo e os profissionais da educação que estiverem atualizados em constante busca de conhecimentos farão a diferença.

A humanidade tem evoluído em grande velocidade quanto ao uso das tecnologias de ponta, com o surgimento cada vez mais ágil de novos equipamentos. Diante desse contexto sabe-se que a nova geração esta em contato com essas novidades. Então qual será o papel do educador frente a essa nova ordem? Cabe a ele apresentar o diferencial, sendo um educador moderno, desembaraçado, que utilize as tecnologias disponíveis, adequando seus métodos de ensino de forma a interagir com os alunos e sutilmente inserido assuntos que contribuirão para formação de sua consciência, como a preservação do meio ambiente, as conseqüências do aquecimento global, política, economia entre outros, com aulas expositiva utilizando-se dos mais diversos recursos tecnológicos.

É fato que a aprendizagem de um individuo não se faz apenas dentro da escola, cada um trás consigo a bagagem adquirida em seu convívio familiar. Entre esses conhecimentos prévios, esta o contato permanente com os recursos tecnológicos, que em alguns casos são utilizados de forma inadequada. Momento que se faz necessário a presença de orientação profissional e a escola atuará como agente transmissor de conhecimentos.

Para alguns a era da informática pode representar o declínio do educador, já que praticamente tudo que se procura é encontrado nas bibliotecas virtuais, no entanto, basta observar com atenção para perceber que apesar de todos os avanços tecnológicos e a facilidade de acesso ao conhecimento, ainda é indispensável a presença do professor em sala de aulas, promovendo relações humanas através de seus métodos de ensino, formando cidadãos para vida moderna.

2 comentários:

conceição disse...

Concordo com o acadêmico quando ele diz que a globalização tornou o mundo mais evoluído e competitivo e que devemos nos adequar a essa evolução. O uso da tecnologia, como mediador educacional esta cada vez mais inserido em nosso meio, porém jamais irá substituir o professor que é o lado humano dessa disputa.
Gostei muito do seu texto.
Parabéns

Anônimo disse...

é isso ai devemos ficar atentos as novas tecnologia