segunda-feira, 26 de maio de 2008

METAMORFOSE CONSTANTE


* Antoniel Lima Diniz


A sociedade atual esta inserida em uma constante metamorfose tecnológica. Essa mudança continua acontece em todos os setores da vida moderna, atingindo diretamente todos nós seres humanos, nas mais diversas atividades que realizamos. As forma espantosa o nosso dia- a – dia, impondo-nos o desafio de aprender a utilizar de forma correta e eficaz. Enfrentar esse mundo moderno e globalizado, no qual as pessoas estão constantemente interligados, exige cada vez mais, pré-requisitos. Os meios de comunicação se tornam mais rápidos, as diversas máquinas presente em nosso cotidiano passam a operar por meio de tecnologia de última geração, exigindo assim, das pessoas que as utilizam, um nível de instrução e conhecimento cada vez mais elevado.


A educação, sendo responsável pela formação de cidadãos, precisa se prover de maneira contagiante dessas tecnologia novas, proporcionando uma educação que prepara esse individuo não só intelectualmente, mas de modo mais profundo, profissionalmente útil e eficiente. A necessidade desse crescimento intelectual e profissional se da a partir da quantidade absurda de contatos e interação entre as pessoas nas mais diversas circunstâncias, levando em conta o grande numero de informação geradas e a facilidade em acessá-las.


Frente a essas inúmeras informações, é cada vez mais, possível construir uma educação de qualidade, que torne o aluno consciente da necessidade e da importância do que se está aprendendo. É necessário também que os conteúdos sejam interessantes, suscitantes, pois o ato de aprender precisa ser extremamente prazeroso e envolvente.


Portanto para que isso ocorra cabe a nós futuros educadores dominar as tecnologias eletrônicas aplicáveis a educação e utilizar esses meios de forma consciente, critica e criativa, para então, a partir daí, promover uma educação que atenda ás necessidades reais de nossa sociedade.

2 comentários:

keith disse...

E ai manovéi, gostei do artigo espero que vc vença nessa sua empreitada. abraços Keith..................

conceição disse...

De fato, a educação como formadora de cidadãos, deve estar interligada com as tecnologias existentes e que estão em constante evolução, preocupando-se em inserir o individuo nesta evolução, para que o mesmo consiga disputar em nível de igualdade com qualquer outro individuo, tanto no campo intelectual quanto no campo profissional, e para isso é necessário, de fato, o domínio desta tecnologia pelos educadores.

Valeu Antoniel!