quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tecnologia Educacional - Eliane de Sousa Alves Caldeira



Conceituar Tecnologia da Educação não é uma tarefa simples, é preciso refletir esta complexidade analisando o conceito de Tecnologia Educacional.

Quando se responde a questionamentos do tipo; um computador pode dar aulas sozinhas sem que alguém o tenha programado? Um grande laboratório, com suas portas fechadas têm a capacidade de ensinar alguma coisa a alguém? Ao responder estas questões, chega-se então a um dos primeiros equívocos referentes ao conceito de Tecnologias Aplicadas a Educação: Coisas não ensinam nem passam conhecimento a alguém. Não se pode chamar de tecnologia aos meios, aos recursos materiais, a mídia. Estes são apenas um meio entre dois pontos. Um meio por si só é incapaz de promover ou realizar uma ação de natureza educacional.

Por mais que a Tecnologia da Informação tenha adentrado aos portões da escola, o registro de idéias, informações, é veiculado por professores e alunos. Computador, videocassete, lousa, retroprojetor, carteira, entre outros, não constituem Tecnologias Educacionais, pode-se dizer que são instrumentos, ferramentas de trabalho, ou recursos de apoio. As mídias são essenciais, indispensáveis para a construção de um conceito mais estruturado de Tecnologia Educacional, mas também por si só não são em si mesmas Tecnologia Educacional.
O que caracteriza, portanto Tecnologia Educacional? O conceito de Tecnologia Educacional precisa afetar significadamente a criação pedagógica. Eis o exemplo do esquema utilizado como chave para conceituar Tecnologia Educacional, para entendê-lo é preciso relacioná-lo com;

As mídias;
A mediação;
As publicações.
Como pode se perceber Tecnologia Educacional é mais que um conceito, representa a complexidade dos processos pedagógicos. Neste sentido as Tecnologias buscam alcançar a solução ideal sem jamais, no entanto, a terem alcançado.

Tecnologia Educacional não é nenhuma novidade em Educação, os Educadores são desafiados a acompanhar as evoluções tecnológicas para não ficarem parados no tempo. Esta evolução por não ser uma tarefa fácil, encontra tanta resistência por parte do pessoal que compõe a educação, e como consequência desta resistência, não vemos as Tecnologias sendo utilizadas eficasmente no ambiente educacional. Este paradigma precisa ser quebrado, para que haja a possibilidade de aulas mais dinamicas e atrativas.

2 comentários:

Anônimo disse...

O seu artigo explica o conceito de mídia na educação, e a colocação sobre: "Educadores são desafiados a acompanhar as evoluções tecnológicas para não ficarem parados no tempo... para que haja a possibilidade de aulas mais dinâmicas e atrativas". Foi boa essa citação.

um abraço do Wesley

Anônimo disse...

Achei muito interessante esse artigo, pois estava pesquisando sobre o assunto e foi muito esclarecedor,o artigo traz um formato claro com palavras fáceis de ser entendidas.
um abraço de Enisete