quarta-feira, 2 de abril de 2008

A tecnologia em benefício da Educação. - Marta Cristiana Lucena Ramos


Nos dias atuais estamos rodeados de várias tecnologias, celular, computador, câmera digital, internet, rádio, televisão e outros, novas tecnologias surgem para facilitar a vida das pessoas, estão á disposição de todos. Os profissionais da Educação utilizam esses meios no processo ensino-aprendizagem?


Infelizmente apesar de tantos recursos tecnológicos, muitos profissionais da Educação não estão preparados para usarem esta tecnologia. Ainda há resistência em inovar e enriquecer suas aulas utilizando esses meios, pois aquilo que é novo sempre assusta e querer mudanças de pensamentos e comportamentos. Quando o quadro negro chegou às escolas muitos professores se assustaram e se recusaram em usá-lo, estavam acostumados a professar suas aulas em cima de um púlpito, usando apenas a oralidade. No entanto hoje todos os professores utilizam essa mídia.


Quando os livros chegaram, pensaram que acabariam com os professores, mais não foi o que aconteceu, é necessário um professor para orientar o uso dessa mídia impressa de maneira adequada.


Até pouco tempo as tecnologias na Educação eram sonho, hoje muitas escolas tem televisão a cabo, DVD, projetor, computador, internet e outros, o professor é desafiado a acompanhar a evolução tecnológica, talvez por isso ainda haja resistência.


É importante dizer que essas mídias sozinhas não produzem conhecimento e nem ensinam, nenhuma dessas mídias sem a mediação do professor pode melhorar a qualidade de ensino. O professor provavelmente nunca será substituído pela mídia, por isso deve se apropriar dessas tecnologias usufruindo o que cada uma tem de bom e usar de maneira que suas aulas sejam mais interessantes, motivadores e prazerosas.


As tecnologias podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, elas ampliam as possibilidades do professor ensinar e o aluno aprender, são um auxilio no processo educativo.



* é acadêmica do curso de pedagogia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Munto bom !! Gostei.