quarta-feira, 2 de abril de 2008

A TECNOLOGIA MODERNA: UM DESAFIO PARA ADAPTÁ-LA A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS - Lívia Catarina Matoso dos Santos


Um dos grandes desafios hoje do professor em sala de aula é utilizar a tecnologia moderna para ensinar aos seus alunos sobre o mundo, mundo este que está em construção pelos sujeitos que sabem como pensá-lo.


Neste começo de século o que se enxerga é que cada vez mais a tecnologia está se disseminando em todas as áreas da vida e com a educação não está sendo diferente e também não poderia vir a ser. Se está havendo um avanço tecnológico, uma aceleração na velocidade dos fatos e se essa é a tendência, por que a educação deveria estar fora se é ela que deve transmitir a realidade vivenciada?


É fato esta influência, todavia é possível que o professor, o supervisor, a Escola, o sistema educacional e mesmo o aluno saibam como adaptar a tecnologia da nossa época ao ensino?
Primeiro temos que nos perguntar, como cidadãos: que tipo de sociedade queremos? Segundo temos de analisar o currículo da Escola para adequá-lo aos interesses pretendidos nesta sociedade e só depois encaixarmos a tecnologia moderna em meio a isso.


Também temos que remeter ao conceito de tecnologias educacionais. Tecnologias educacionais existem desde que a educação começou a ser sistematizada, são técnicas que procuram solucionar os problemas educativos. De acordo com Cassiano Zeferino de Carvalho Neto e Maria Taís de Melo no artigo "E agora professor? Por uma pedagogia vivencial", sobre o que vem a ser tecnologia afirmam: "...quando criamos uma solução para um problema construímos conhecimento. Se a solução mostra-se eficaz, para um número significativo de casos semelhantes, então estamos diante de uma tecnologia!"


Sabendo o que é tecnologia podemos entender melhor o conceito de tecnologias educacionais e assim traçar objetivos na hora de utilizarmos as tecnologias modernas tais como: computador, internet, pen drive, telefone celular, data show, tecnologia bluetooth, MSN, ORKUT, blog, etc, no ambiente escolar.


Essa bagatela de coisas não podem invadir a sala de aula e não servir para nada além de entreter ou chamar a atenção. Essas coisas precisam servir como tecnologias educacionais, precisam ser inseridas no meio educacional a partir de uma situação que exija uma nova forma de resolver um novo problema.


A tecnologia moderna está aí, cada vez mais ao alcance dos profissionais da educação, mas a questão é: esses profissionais estão preparados para um processo de ensino que exige um preparo relativo ao domínio das novas técnicas que a tecnologia moderna vem desencadeando? Como se inserir nesse meio tecnológico educacional?


Tendo em mente que a tecnologia moderna deve responder a necessidades fica mais fácil. Tecnologia é uma construção do pensar. É um modo de encarar problemas, como disse Beard. Um exemplo são os avanços da educação a distância, com a LDB, que legalizou esta modalidade de educação e com a Internet, que conectou os lugares mais distantes proporcionando uma oportunidade de educação que antes só existia nos grandes centros urbanos.


Mas por que é necessário utilizar as tecnologias modernas na Escola? Esta pergunta é necessária, pois temos que refletir sobre o porquê do uso das tecnologias. Alguns podem pensar: mas se até aqui houve educação feita com quadro-negro e giz por que tem que ser diferente agora?


Como educadores e cidadãos precisamos nos indagar e questionar sobre isso. Tecnologias modernas não podem ser impostas ao educador depois dele ouvir a seguinte frase: Usa aí! Ele tem que ter autonomia na sua didática, nem tudo que é tecnológico pode ser usado na Escola. O que se deve levar em conta é que o uso das tecnologias pode possibilitar "um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autônoma, colaborativa e interativa". (Faria,2001,p.64)


É para ser uma maneira melhor de se aprender e não para complicar. O professor disposto a aceitar o novo da tecnologia pode contribuir muito para uma análise crítica do mundo, seja em sua classe, sua escola, sua comunidade, basta-o compreender esta mudança de paradigma e partir para buscar respostas satisfatórias para o seu caminhar pedagógico.


Por isso podemos concluir que as tecnologias modernas que estão disponíveis atualmente são uma chave preciosa para abrir portas para o alunado entrar e assim chegar mais fácil a um mercado de trabalho, ir conquistando a sua cidadania plena, tomar suas decisões e poder agir com uma ampla visão. E para o educador é um campo fértil de pesquisa, teorização e prática. É um meio de alcançar o universo da diversidade social, política e econômica que nos confrontamos diariamente.

2 comentários:

Profº Toinho disse...

Muito bom esse blog, gostei muito...

hibolto- estudante em UP Mozambique disse...

Gostei do ensino, precisamos um dominio para caminharmos nuns passos invejaveis na tecnologia