Desde tempos remotos a escola é uma instituição, um local privilegiado para as mudanças e formação da sociedade.
Com o passar dos tempos surgiu-se a necessidade de se apresentar novas formas do ensinar e do aprender.
Os profissionais da educação e sua grande maioria não está preparado para manejar essas novas tecnologias no processo do ensino-aprendizagem.
O professor ainda se encontra arraigado na forma antiga do ensinar, não se desligou dói velho quadro-negro e dos livros didáticos, como maiôs do ensino.
É necessário primeiramente investir na formação dos professores, pois nem sempre os mesmos estão preparados para ligar um aparelho de DVD e como manusear uma ferramenta de ensino a distância.
Com a divulgação da mídia, hoje nossos alunos desde a mais tenra idade já assimilam e dominam as tecnologias existentes.
Há um grande desafio a ser superado. Entre eles, como preparar esses educandos para um futuro desconhecido se o presente ainda se encontra obscuro e como fazer para transformar esse paradigma do ensino-aprendizagem, tendo em vista que para muitos educadores falta ainda o conhecimento dessa nova forma do ensinar e do como usufruir da tecnologia, que em muitas escolas encontra-se obsoleto.
Cabe aos educadores enfrentar essa realidade, inserindo no universo de seus educandos.
Neste contexto, o professor alheio ao uso das tecnologias existentes nas escolas deve buscar apoio nos colegas ou junto aos próprios alunos, hoje as crianças e os adolescentes têm conhecimentos bem mais avançados de todos os aparatos tecnológicos existentes.
Cabe ao professor estar atento as novas mudanças que ai estão, pois, a tecnologia traz benefícios mas também poderá ser vista como prejudicial por não saber usá-la.
Dessa forma, a tecnologia nas escolas é algo que existe, mas deve-se usar com muito cuidado para não se transformar para o a]professor apensas uma maneira de enrolar suas aulas], não proporcionando aos alunos conhecimentos úteis as mudanças e que os mesmos possa usá-los no cotidiano, tornando-os seres humanos críticos e preparados para a vida.
O autor é acadêmico de Pedagogia.
Artigo acadêmico escrito em março de 2008.
Artigo acadêmico escrito em março de 2008.
Um comentário:
valeu osvaldo, bom o seu artigo, é isso ai amigo.
um abraço do amigo wesley
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