quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tecnologia na Educação - Osvaldo da Silva



Desde tempos remotos a escola é uma instituição, um local privilegiado para as mudanças e formação da sociedade.



Com o passar dos tempos surgiu-se a necessidade de se apresentar novas formas do ensinar e do aprender.



Os profissionais da educação e sua grande maioria não está preparado para manejar essas novas tecnologias no processo do ensino-aprendizagem.



O professor ainda se encontra arraigado na forma antiga do ensinar, não se desligou dói velho quadro-negro e dos livros didáticos, como maiôs do ensino.



É necessário primeiramente investir na formação dos professores, pois nem sempre os mesmos estão preparados para ligar um aparelho de DVD e como manusear uma ferramenta de ensino a distância.



Com a divulgação da mídia, hoje nossos alunos desde a mais tenra idade já assimilam e dominam as tecnologias existentes.



Há um grande desafio a ser superado. Entre eles, como preparar esses educandos para um futuro desconhecido se o presente ainda se encontra obscuro e como fazer para transformar esse paradigma do ensino-aprendizagem, tendo em vista que para muitos educadores falta ainda o conhecimento dessa nova forma do ensinar e do como usufruir da tecnologia, que em muitas escolas encontra-se obsoleto.



Cabe aos educadores enfrentar essa realidade, inserindo no universo de seus educandos.
Neste contexto, o professor alheio ao uso das tecnologias existentes nas escolas deve buscar apoio nos colegas ou junto aos próprios alunos, hoje as crianças e os adolescentes têm conhecimentos bem mais avançados de todos os aparatos tecnológicos existentes.



Cabe ao professor estar atento as novas mudanças que ai estão, pois, a tecnologia traz benefícios mas também poderá ser vista como prejudicial por não saber usá-la.



Dessa forma, a tecnologia nas escolas é algo que existe, mas deve-se usar com muito cuidado para não se transformar para o a]professor apensas uma maneira de enrolar suas aulas], não proporcionando aos alunos conhecimentos úteis as mudanças e que os mesmos possa usá-los no cotidiano, tornando-os seres humanos críticos e preparados para a vida.






O autor é acadêmico de Pedagogia.
Artigo acadêmico escrito em março de 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

valeu osvaldo, bom o seu artigo, é isso ai amigo.

um abraço do amigo wesley