quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tecnologia educacional - Juciane Martins da Hora


Fala-se muito sobre tecnologia nos tempos atuais, porém muitos ainda não sabem o que realmente é a tecnologia e quais instrumentos físicos estão associados a ela, no entanto esta está presente no meio social e não pode-se negá-la.
Conceitua-se tecnologia, como uma ciência de estudos especializados sobre procedimentos e objetos próprios de qualquer técnica, portanto é uma arte que tem impulsionado o homem a criar ainda mais meios de sofisticação e modernidade. O que parecia estar muito longe de acontecer, como a televisão para todos, ou até mesmo, carros de diversos modelos em um só país, já ocorre no mundo, até mesmo nos lugares de baixa renda. Tudo isso se dá pelos avanços velozes da tecnologia.
Todo esse progresso tem levantado muitos questionamentos em diversas áreas da sociedade, em relação à positividade ou negatividade do mesmo, pois a característica principal da tecnologia, pode-se dizer que é a velocidade com que se criam novos meios tecnológicos e com muitos avanços. Todo esse processo tem causado apatia à muitos que viram nascer ou nasceram juntos mas não têm se adaptado à modernidade tecnológica.
O meio educacional é um exemplo de organização que sofreu e sofre essa influência tecnológica há muito tempo, mas que não têm se adaptado a ela. Isso se dá pelas mudanças que o processo tecnológico tem causado dentro das instituições escolares, pois vários meios de ensino, como o quadro negro, o giz, etc são objetos costumeiros utilizados pelos professores para a aplicação dos conteúdos, transformaram-se em aparelhos sofisticados como o notebook, retroprojetor, etc. Nasceu, então, a tecnologia dentro da educação, modernizando todo o meio físico e pedagógico das escolas.
Dentro dessa questão, surge um dilema: O que realmente é tecnologia educacional? Sabendo que tecnologia envolve muitos fatores de estrutura moderna e analítica, pode-se dizer que a tecnologia educacional também, não é definida apenas pelos recursos materiais utilizados na educação, que aparentemente a define, mas sim todos esses meios adicionados ao processo pedagógico, bem como toda a estrutura do ensino fazem parte desse processo. Sendo assim, torna-se incorreto dizer que a tecnologia na educação não é um processo positivo, pois ela tem gerado modernidade às ações pedagógicas por meio das renovações na forma de ensinar e de pensar do corpo docente. Por outro lado, muitos professores têm encontrado dificuldades em aceitar e até mesmo se adequar às características da tecnologia da educação em relação à aprimoramento de seus conceitos, bem como utilização de maquinários eletrônicos. Nota-se certa dificuldade em acompanhar essas mudanças, onde os docentes se recusam à buscar aperfeiçoamento, pois temem perder seus lugares para as máquinas.
Todo esse conceito individualista e precoce tem levado muitas instituições educacionais, a permanecerem no mesmo estado onde se encontravam há décadas atrás. Diz-se individualista devido à necessidade que os alunos precisam suprir quando entram numa sala de aula e encontram características de um ensino “atrasado” de um professor que não busca inovações e estaciona-se sabendo que vai receber o mesmo salário e sobre o conceito precoce, pensa-se que muitos educadores têm medo do novo e contenta-se, como forma de defesa, admitir que “não consegue aprender” essa nova forma de educar, por isso muitos se entregam ao descaso de algo que ainda não aprenderam a conviver.
A Tecnologia da educação nos ensina que o “novo” sempre precisa ser alvo de pesquisa e aperfeiçoamento, pois esse pode ser a solução para muitos descontentamentos na estrutura do ensino-aprendizagem e até mesmo em qualquer meio social.
Conclui-se então, que esta nova realidade precisa estar nas escolas, nos programas de reestruturação dos projetos pedagógicos, na maneira de transmitir a matéria, no jeito de aperfeiçoar as aulas. O processo de aperfeiçoamento precisa acontecer através da decisão individual, aceitando as inovações sem resistência, com intuito de melhorias nas escolas. Precisa-se acompanhar, ou pelo menos buscar aprimoramento tecnológico, atual e moderno, pois os alunos estão no mundo globalizado e não vivem sem as informações e mudanças que ocorrem por meio da tecnologia. Todos são capazes de progredir, basta tomar a decisão e inovar!



*A autora é acadêmica em Pedagogia
Artigo acadêmico escrito em março de 2008

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