quarta-feira, 2 de abril de 2008

O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - Jaqueline Rocha de Matos


Ao longo da história da humanidade o homem sempre esteve propício às mudanças e, principalmente, disposto a construir, inventar e fazer arte. É neste sentido que a educação não poderia ficar alheia a essas novas tecnologias porém, está preocupação só veio a tona em meados do século passado quando especialistas e psicólogos preocupados com a educação criaram o movimento da tecnologia aplicada na educação.

Já hoje, alguns educadores ainda sentem receio dessas novas tecnologias aplicadas no processo de ensino e mais, não estão preparados para fazer uso das mesmas, haja vista, que por mais instrumentos tecnológicos que se tenha ainda há pessoas que não tem acesso a toda essa tecnologia, deve-se também levar em consideração fatores sociais, econômicos e culturais normalmente associados a educação.

Cabe destacar que a tecnologia está entranhada em todos os segmentos sociais, em maior ou menor grau, mas toda a sociedade de maneira geral aspira essa tecnologia, sonha com televisores de plasma, computadores ultramoderno, celulares de última geração enfim, são objetos de desejo de nove em cada dez brasileiros. Diante desses fatos a escola e o professor devem se posicionar de forma a entenderem tais recursos, formularem seus próprios conceitos e analisarem a viabilidade de aplicação desses objetos tecnológicos no processo de ensino.

Como professor é preciso compreender que a arte de ensinar, ou seja, a ação pedagógica jamais será substituída por qualquer que seja os objetos tecnologicamente desenvolvidos. Em nenhum momento viu-se uma televisão dar aula sozinha, um computador perde sua importância se não tiver alguém que o opere ou que pelo menos o ligue a tomada. Portanto, professores e alunos constituem o cerne do processo pedagógico e a sala de aula não é somente um local onde se transmite conteúdos teóricos é também um lugar de interação, de aprendizado de valores, de aquisição de uma mentalidade crítica e sendo assim o papel do docente é insubstituível.

O intuito maior deste texto não é, em hipótese alguma, dispor verdades mas sim entender que as ferramentas tecnológicas são interessantes na educação e hoje se faz necessárias como também são em outros segmentos sociais. Tais recursos como: Computador, DVD, retroprojetor, internet, entre outros, são componentes que ajudam o professor a tornar suas aulas mais interessantes logo o uso da tecnologia em sala de aula é extremamente válido, uma vez que possibilita “um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autonôma, colaborativa e interativa”. ( Faria, 2001, p.64 ).

O uso de recursos tecnológicos e humanos e a interação entre ambos devem proporcionar uma mudança de paradigma e almejar uma aprendizagem mais significativa, prepararando o aluno para atuar dentro de uma sociedade cada vez mais exigente e competitiva.
Finalmente, o professor pode e deve fazer uso dessas ferramentas tecnológicas, incentivando os alunos a usarem, sempre com muito cuidado e atenção, cabendo ao docente se colocar como mediador, intervindo sempre que necessário e enriquecendo a vida de seres humanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

VALEU JACKELINE, EXCELENTE COMENTÁRIO, VC MERECE NOTA DEZ.

UM ABRAÇO