quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tecnologia na educação - Laudinéa de Souza Rodrigues


Todas as pessoas têm seu cotidiano invadido pelo uso constante da tecnologia, desde o momento em que acorda com o alarme do celular até o momento em que aperta um botão para apagar a luz do quarto ao dormir depois de ter passado algumas horas a frente da TV ou internet verificando o que aconteceu em um país do outro lado do globo. Todos estão envolvidos e sedentos por ela e pelas facilidades que nos proporciona.
Entre essas pessoas estão milhares de crianças que se tornam vítimas desta mesma tecnologia pela falta de bom senso e criticidade em seu uso, essas crianças estão nascendo na era da tecnologia e possuem domínio sobre ela. A utilização dos recursos tecnológicos é um caminho sem volta.
A escola está preparada para esta nova era? E os professores, estão se capacitando para desfrutar dos benefícios que a tecnologia oferece de forma inteligente?
Em pleno século XXI vemos que alguns educadores possuem uma visão limitada com relação ao uso da tecnologia na educação. Os meios de comunicação de massa satisfazem diferentes necessidades das pessoas, entre elas as de diversão, informação, publicidade, e por último, a aprendizagem, falta ainda uma adaptação do uso das tecnologias em sala de aula.
Muitos profissionais não estão preparados para o impacto que a tecnologia começa a produzir no processo de ensino. Esse despreparo é conseqüência da resistência para o novo, com a idéia equivocada de que um meio é capaz de realizar uma ação educacional, ou seja, de que um computador, por exemplo, é capaz de ensinar ou passar conhecimento sem a intervenção humana, essa concepção torna as novas tecnologias vilãs que podem usurpar o papel do educador.
A mídia (computador, rádio, videocassete, DVD, TV, ou qualquer outro recursos tecnológico) é apenas um meio, ou seja, algo colocado entre os participantes do processo educacional, não é o agente criativo, mesmo carregando informações e conhecimento é incapaz de produzi-lo.
É compreensível o receio do educador por ser ele um dos mais prejudicados com a invasão das novas tecnologias na sociedade e especialmente na escola, pelo fato de que a evolução da tecnologia acontece com muita rapidez proporcionando o desafio de acompanhar este processo e a não ficar parado no tempo podendo assim apresentar-se de igual para igual com seus alunos.
Visto que o uso das novas tecnologias medeia o processo de ensino-aprendizagem, cabe ao corpo docente buscar conhecer todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia que os auxilie a desenvolver um ensino e uma aprendizagem de qualidade, não sendo apenas uma maneira de enfeitar a aula, mas que se respalde na criatividade, autonomia e interatividade, elucidando o educando das possibilidades de usufruir das novas tecnologias de forma crítica produzindo seu próprio conhecimento a partir das ferramentas fornecidas pelo professor.



*A autora é acadêmica do 5° período do curso de Pedagogia.
Artigo acadêmico escrito em março de 2008.

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