quarta-feira, 2 de abril de 2008

A Evolução da Humanidade e os Avanços Tecnológicos Educacional - Joel Veríssimo da Rocha


A humanidade tem evoluído em um processo continuo que é demonstrado pelos registros históricos, no entanto, para que chegassem a essa evolução, foi necessário aprimorar os inventos do homem que passaram por experimentos, adaptações até chegarem a serem utilizados como mecanismos que facilitassem o processo.


Nos últimos anos com a globalização, os meios de comunicação ficaram mais acessíveis a grande parte da população mundial, onde nas ultimas década do século XX, houve um avanço considerável que cada vez mais o ser humano vem se apropriando para usar como suporte na vida cotidiana. Esse desenvolvimento esta inserido na função da escola que deve ser mediadora da sociedade em busca do equilíbrio necessário para que todos possam se beneficiar dos avanços tecnológicos proposto pela evolução. No entanto pode-se observar que a educação brasileira tem se apropriado pouco das vantagens tecnológicas disponíveis, inserindo-as de forma inadequada ou insuficiente nas escolas. A mudança no método de ensino através da inserção de tecnologia é considerada o maior desafio do educador no inicio desse século.


Na atualidade devido a competitividade, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais, mão de obra qualificada em todos os setores produtivos da sociedade, principalmente na educação, onde o educador deve estar ligado ao surgimento das novas tecnologias, para utilizá-las como suporte na criação de um sistema de ensino com qualidade, agilidade e integração social.


Para que o educador tenha essa conscientização e incentivo, algumas medidas por parte dos governantes deverão ser tomadas, no sentido de propor e viabilizar ações voltadas ao sistema de ensino e a qualificação profissional. As ações deverão abranger treinamento dos professores, englobando a equipe de gestão das escolas e disponibilizar equipamentos para estruturação da rede de ensino. É evidente que no meio social sempre há resistência ao novo por parte de alguns indivíduos, na educação não é diferente, existem aqueles profissionais que ainda preferem utilizar-se de técnicas tradicionais e obsoletas ao invés das novas tecnologias. O novo conceito ainda não esta claro para o educador, de que ele não precisa abandonar totalmente os métodos utilizados nas aulas, porém devem implantar novas técnicas e novos conceitos para favorecer e modernizar o trabalho educacional.



Acadêmico do 5º período de pedagogia

3 comentários:

vm disse...

gostei do seu artigo ele está focando bem a realidade atual das escolas brasileiras.

vm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O simples fato de fazer, quebrando os medos e superando dificuldades, demonstra que vc é capaz e cada vez mais consiguirá expressar suas idéias que são ótimas.
Bjs