quarta-feira, 2 de abril de 2008

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: IMPRESCINDÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - Eliane Conceição da Silva


Na atualidade as tecnologias como a TV a cabo, computadores, Internet, micro sistem, celulares, entre muitos outros equipamentos estão invadindo a sociedade e também a escola, de uma maneira tão rápida que as pessoas não estão conseguindo acompanhar.
Com o surgimento de tantas inovações tecnológicas, há administradores e educadores a margem dessa onda revolucionária. Essas limitações fazem com que poucas tecnologias sejam aplicadas na educação e essas poucas sejam mal empregadas, não alcançando resultados satisfatórios.
Não se pode negar que há uma enorme dificuldade do setor educacional em desenvolver-se tecnologicamente, contando com a resistência de um grande número de profissionais da educação para aceitar e se apropriar deles.
Um exemplo de tecnologia que vem sendo rejeitada por uma grande parcela dos educadores é o ensino a distância, uma realidade que utiliza principalmente a informática para fins educacionais, e por isso tem causado pânico entre os educadores, demonstrando todo o despreparo e atraso cultural dessa classe frente às novas tecnologias.
A tecnologia na educação possui três componentes: as mídias (meios); a mediação (técnicas aplicadas pelos educadores); e as publicações (impressões e software).
As mídias são os instrumentos que auxiliam o trabalho do professor, é um dos componentes que formam a tecnologia educacional. A inserção de novas mídias a educação podem trazer re-significados conceituais e operacionais pedagógicos, para tanto é necessário à consciência dos mediadores e o emprego de suas competências e habilidades para a gestão dos processos de ensino-aprendizagem.
A lousa é um exemplo de mídia muito utilizada, que logo que fora incorporado no processo educativo, no fim do século XIX causou estranheza, contudo nos dias atuais ela tornou-se insubstituível, visto que os docentes estão totalmente familiarizados com seu uso. Assim também aconteceu com as demais mídias que foram sendo incorporadas ao processo educacional através da ação mediadora dos educadores e provavelmente acontecerão com os novos e futuros recursos.
Juntando-se as mídias disponíveis, as publicações, as decisões tomadas pelos professores e educadores durante as aulas configura-se inúmeras possibilidades de tecnologias educacionais que fazem toda a diferença na relação de ensino-aprendizagem.

O processo de substituição das tecnologias é natural. Sendo que toda tecnologia está em constante mudança, de modo a buscar melhores alternativas para solucionar o que se pretende resolver.
Assim, cabe aos educadores apesar de todas as dificuldades existentes atualizarem-se constantemente, com o intuito de enriquecerem os processos educacionais, tornando-os muito mais comunicativos e significativos. É de suma importância que os profissionais ligados à educação se conscientizem que o processo de ensino-aprendizagem é totalmente dependente das tecnologias, tanto das técnicas de ensino, dos materiais e equipamentos mecânicos e eletrônicos e também dos meios de comunicação de massa com fins de ensino. Faz-se necessário que os profissionais da educação assumam uma nova postura, não só de buscar acompanhar o processo tecnológico, mas também de associar esses recursos á sua arte de ensinar.


*é acadêmica de Pedagogia.

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