quarta-feira, 2 de abril de 2008

A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Eliane de Alencar Ferreira




Até o final do século XIX e início do XX o professor tinha como instrumento de trabalho a fala. De posse desse instrumento ele professava suas aulas. Com o surgimento do quadro-negro e do giz, o professor reagiu e questionou como ele iria deixar de dar sua aula oral para usar esses instrumentos a que não estava habituado. Não é diferente o que acontece em nos dias atuais, os profissionais em educação estão tendo dificuldade em se adaptar à nova realidade: o uso das novas tecnologias nos trabalhos educacionais.


Em um primeiro momento surgiu a preocupação do professor: as máquinas não iriam substituí-lo? Mas ao interagir com as novas tecnologias, o professor se deu conta de que seu trabalho é indispensável, pois afinal as máquinas por si só não ensinam, é preciso um mediador. O papel do professor neste contexto é auxiliar o aluno para que o mesmo saiba aproveitar a tecnologia de uma forma correta e eficiente.


Apenas a aquisição de equipamentos modernos não significa que haverá um ensino melhor e com mais qualidade. Certas escolas têm recursos técnicos, como computadores, mas os mesmos não são utilizados para melhorar o processo ensino-aprendizagem. Apenas ficam trancados em salas e os alunos não tem acesso aos mesmos. Em uma reportagem da revista Nova Escola (janeiro/fevereiro de 2002) vemos um exemplo de escolas que têm recursos mas que não eram utilizados. Na Escola Estadual Godofredo Furtado, em São Paulo, a escola possuía uma sala de informática, mas a mesma ficava fechada. Os alunos inconformados com essa situação reagiram e montaram um projeto para ser desenvolvido com os alunos da escola. Os professores aprenderam com os próprios alunos a manusear o computador e a partir dessa experiência concluíram que a informática bem empregada rende bons trabalhos educacionais.


Para trabalhar de uma forma eficiente com esses novos recursos técnicos é necessário uma revisão dos métodos tradicionais de ensino. Se a escola mantém o ensino em que o aluno é apenas um receptor de conhecimentos, o uso desses recursos não fará diferenças no aprendizado. O papel do professor nesse contexto é orientar o aluno, para que ele aprenda utilizando os recursos. O aluno torna-se um ser ativo, participante dos projetos realizados na escola com o gerenciamento do professor. Há também a necessidade de reformular o projeto pedagógico da escola e do conteúdo para adaptar à utilização das novas ferramentas de trabalho.


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