quarta-feira, 2 de abril de 2008

“A Tecnologia e a Educação” - Angele Penas da Cunha


Uns dos primeiros a usar a termo tecnologia da educação foram os especialistas em recursos audiovisuais e psicólogos.


O termo tecnologia da Educação e muito complexo, muitas vezes usado indevidamente.


O termo envolve três pilares: mídia, mediação e publicações, como exemplo podemos citar o quadro-negro não foi só coloca-lo em sala que alterou os resultados tecnológicos educacionais, foi necessário a mídia da época, sua publicação e a mediação tomada pelos professores e educadores, para que tornassem na construção de suas aulas.


Vemos que tecnologia deve ser um meio com que utilizamos para cada momento frente a complexidade dos professores pedagógicos e da aprendizagem. Muito se fala em tecnologia, mas pouco as usam ou pensam que estão usando quando simplesmente fazem uso dos meios para exemplificar teorias dos conteúdos.


A tecnologia hoje esta em toda parte, o que muitas vezes se torna difícil acompanha-la pela rapidez com que invade nossa sociedade e principalmente a escola.


O professor sente se prejudicado pois é desafiado a acompanhar as evoluções tecnológicas para apresentar-se de igual para igual com os jovens que dominam muito melhor essas tecnologias.


Vivemos no momento onde a tecnologia faz parte de nossa cultura, devemos levar em conta que usa-la não provoca em nós, nem nos torna indivíduos só preocupados com as conseqüências imediatas.


Concluímos que a tecnologias na educação e no ambiente escolar é algo que deve ser feito com cuidado, para que não se torne apenas uma maneira de enfeitar as aulas, mas que desenvolva habilidades e competências. Uma mudança que vise a aprendizagem não apenas o acumulo de informações.

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO BOM O SEU ARTIGO, VALEU!!!! É ISSO AÍ.

FUI.......