quarta-feira, 2 de abril de 2008

INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA EDUCACIONAL - Luciano da Purificação Santos


Falar em Tecnologia Educacional não é uma coisa muito fácil, para muitas pessoas o simples fato de ouvir a palavra “tecnologia” já lhe causa repudia, mesmo sem saber o que significa essa palavra, e utilizando uma outra tecnologia educacional no seu dia-a-dia.


Para entender melhor essa repudia vamos voltar um pouco no tempo. No final do século XIX surgiu uma nova mídia ( vem do latim “ médius” _ “médio”. Que esta no meio entre dois pontos.) logo depois pregada ou simplesmente pintada na parede, em tom negro ou verde, que funcionava junto com um giz que soltava um pó branco que incomodava muito, para os professores da época sair do seu altar e se submeter a essa nova mídia era o fim, pois até aquele momento as aulas eram uma mediação essencialmente discursiva do professor. Como podemos analisar toda mudança causa uma reação, na maioria das vezes de negação, mas com o passar do tempo descobrimos se essas mudanças foram boas ou ruins, como no caso do quadro negro que para muitos professores, até hoje, seria impossível dar uma aula sem fazer a utilização dessa mídia.


Com o crescente avanço tecnológico, todos os setores da sociedade tem a necessidade de se atualiza, e isso vem acontecendo, mas as instituições educacionais não tem acompanhado essas tecnologias, que surgem todos os dias ( não que isso seja novidade ) de um lado por falta de interesse dos profissionais da área e do outro por falta de recursos financeiros, por que para acompanhar e utilizar esses recursos e precisa de fazer pesquisas, experimentos e depois treinamento para os professores, e hoje no cenário que se encontra as escolas, com excesso de alunos nas salas de aula, com supervisores super ocupados com serviços burocráticos, e uma desmotivação dos professores por falta de salários dignos , dificilmente a educação vai usufruir completamente das novas tecnologias.


Diante deste contexto cheguei a conclusão que num cenário onde tantos aparelhos de informação novos chegam nas lojas todos dias a cada dia os alunos tem acesso e dominam com mais rapidez e facilidade esses aparelhos cabe ao professor buscar maneiras para transformar esses aparelhos em midias no processo de educação, pois o simples fato de que as pessoas com as quais eles lidam, direto ou indiretamente, estão vivendo essa mudança nos faz pensar que precisam do auxílio do professor para saber como aproveitar essa mudança da melhor maneira possível para que ela não acabe sendo prejudicial.




Academico do 5º período do curso de Pedagogia

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal seu artigo, principalmente onde vc diz que: "num cenário onde tantos aparelhos de informação novos chegam nas lojas ...cabe ao professor buscar maneiras para transformar esses aparelhos em midias no processo de educação..."

um abraço do amigo Wesley