quarta-feira, 2 de abril de 2008

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - Conceição Aparecida Rodrigues de Souza


Na segunda metade do século passado, surgiu uma consciência mais forte da necessidade de mudanças na educação, ou seja, sua adaptação aos novos recursos que eram oferecidos pela tecnologia.
Houve progressos tecnológicos fantásticos, nos últimos tempos, que podem ser comprovados todos os dias através dos meios de comunicação de massa, porém na educação sua aplicação anda a passos muito lentos.
A grande maioria das pessoas envolvidas no processo educacional, não sabe utilizar os recursos advindos da tecnologia, que muitas vezes lhes são oferecidos. Escolas que receberam computadores, como um cumprimento de metas criadas pelo governo, e que possuem televisão entre outros aparelhos, os trancam em salas como se fossem objetos para a apreciação visual e não para uso prático e diário. Essa atitude deriva muitas vezes da falta de conhecimento e do medo que as pessoas tem por não saberem como operá-los, preferindo resguardá-los para que se mantenham intactos, o que acaba tornando-os obsoletos frente as constantes renovações oferecidas pelo mundo tecnológico.
Podemos afirmar, que a tecnologia já faz parte da educação, porém voltamos a afirmar também que os profissionais da educação não estão preparados para lidar com ela. Se o uso da tecnologia na educação ainda intimida, esses profissionais tem de tomar consciência que a hora de superar isso tudo chegou, pois as mídias que englobam os recursos áudios-visuais, eletrônicos ou não, não são por si só objetos da educação, a menos que sejam manipulados para tal, por pessoas preparadas para tal.
O computador, por exemplo, é uma máquina que veio para inovar, se tornou peça fundamental no nosso dia-a-dia e deveria ser utilizado, principalmente na educação escolar, que é o inicio do conhecimento do homem moderno, haja vista ser o mesmo um livro eletrônico com muitos recursos para a pesquisa escolar. Porem essa inovação, às vezes assusta, pois nos obriga a sairmos da comodidade e partirmos em busca do desconhecido. Aposentar o giz, o apagador e o quadro negro significa fugir do tradicional que é fácil de ser dominado e quebrar paradigmas é fundamental nesta altura do processo tecnológico, evolutivo e mundial. Porem o que não podemos esquecer é que o próprio quadro negro já foi o vilão de um tempo em que a retórica era o único recurso usado pelo professor em sala de aula e que com o passar do tempo se tornou um recurso pedagógico indispensável, onde professores de todas as disciplinas fazem do mesmo uma espécie de tela onde “pintam” suas aulas. Portanto o uso da tecnologia também poderá vir a ser parte integrante e natural da educação.
A importância do uso da tecnologia, vigente em cada época, já era descrita por alguns estudiosos como Hoban e Skinner, nas décadas de 50 e 60, no século XX. O que temos de levar em conta e assumirmos é que o fato de que o uso da tecnologia na educação só fará com que a mesma se torne mais eficiente e qualitativa, pois o “humano” que a controla será sempre imprescindível neste processo complexo e ao mesmo tempo simples, que e o processo educacional.
Hoje, graças à tecnologia, cada vez mais forte e moderna, o mundo se transformou em uma grande aldeia global e a educação não pode e nem deve andar por estradas paralelas a esse crescimento, ela deve ser um dos principais cursores deste caminho.
Alguns paises europeus e os Estados Unidos desenvolveram programas educacionais cujo objetivo era treinar professores para que os mesmos acompanhassem a evolução tecnológica e adquirissem conhecimentos para os aplicarem dentro da educação, porém nem todos foram eficientes e alguns se perderam pelo caminho.
Idéias e propostas surgem a todo momento, só que não se mantém por falta de sustentação na utilização desses materiais.
O mundo não para e a evolução tecnológica é infindável, pois o homem busca sempre a perfeição daquilo que cria, nunca se satisfaz com o que constrói e isso é da natureza humana. Porem a educação tem que estar preparada para lidar com o tecnológico e o humano, já que as duas são peças fundamentais na sua construção.
Vivemos em um tempo que a tecnologia se tornou fundamentalmente parte da nossa vida, o homem não saberia mais viver sem os recursos oferecidos pela mesma, e esses aparelhos eletrônicos, cujos avanços são surpreendentes em termos de modernidade, chegaram às escolas e ,como já dissemos, encontraram professores despreparados e tendo que se adequar a esses progressos sem que lhes sejam oferecidos suportes para tal.
Deve-se, no entanto tomar cuidado para que ensino não se torne algo superficial uma vez que as facilidades são grandes, para a obtenção do que se quer em termos de pesquisa escolar.
Cabe, portanto, ao professor saber utilizar esses recursos tecnológicos sem tornar-se um escravo dos mesmos. Mostrar ao aluno a importância da tecnologia e também a grande importância do pensar por si mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

fechou com chave de ouro, onde diz: "Cabe, portanto, ao professor saber utilizar esses recursos tecnológicos sem tornar-se um escravo dos mesmos. Mostrar ao aluno a importância da tecnologia e também a grande importância do pensar por si mesmo".

abraços!