quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tecnologia na Educação - Uatia Tânia Viana Carvalho


Frente à globalização, com tantas inovações referentes à tecnologia, o mundo vive uma mudança de paradigma. As tecnologias evoluíram, o comportamento humano mudou, as necessidades do mercado de trabalho também mudaram, portanto, há que se falar também em novas tecnologias do ensino.


Contudo, mesmo em meio a tantos recursos tecnológicos, a educação não acompanhou o ritmo dessa evolução. Ainda existe muita resistência ao novo, à incorporação dessas tecnologias ao ensino. Há ainda aqueles que receiam serem substituídos por uma máquina, no entanto, nem sequer correm atrás de atualizações e aperfeiçoamento.


Apropriando-se das tecnologias, o processo de ensino envolve tanto materiais não humanos como humanos. Não acontece educação simplesmente com o uso de tecnologias como a televisão, o vídeo, o DVD e a Internet em sala de aula. É necessário utilizar esses meios de forma programada e orientada para que se alcance os objetivos educacionais.


O professor deve apropriar-se desses elementos da tecnologia como recursos de apoio no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, deve-se ter um cuidado para que estes instrumentos não se tornem para o professor apenas mais uma maneira de “enfeitar” suas aulas. Não basta inseri-los no contexto escolar sem a determinação de objetivos, sem a devida mediação pelo educador.


Com o uso das tecnologias é possível melhor contextualizar conteúdos curriculares a fatos e situações vivenciados pelos alunos. Portanto o professor deve intervir no processo educativo como um mediador, conduzindo os alunos, através do uso das tecnologias, à aprendizagem, ao desenvolvimento da criticidade, autonomia e criatividade.


Seu papel é insubstituível, pois diante de tantas informações o professor deve ajudar o aluno a analisar criticamente tudo isso, analisando o que pode ser útil, construtivo e aquilo que pode ser deixado de lado.


É um desafio para o professor acompanhar as evoluções tecnológicas, buscando, aprimorando seus conhecimentos, para que possa inserir essas tecnologias, tão presentes no cotidiano de seus alunos, em sala de aula. Cabe ao professor aproveitar essas oportunidades para conduzir suas aulas de forma mais interativa, produtiva e prazerosa.



* 5° Período Pedagogia

Um comentário:

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Gostei do seu artigo.....

Néia

Bjs...