quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tecnologia na Escola – quem tem medo dela? - Sílvia Gabrielle Alcântara Maciel


Nós, futuros professores (ou melhor) futuros Educadores, precisamos estar atentos às novas ferramentas que irão nos ajudar e trazer possibilidades de transformar o ensino e a aprendizagem numa ação inovadora e atraente para os educandos.
A tecnologia está cada vez mais atrativa e cada vez mais ao alcance de todos os cidadãos do nosso país, hoje em dia podemos encontrar em comunidades carentes grupos que disponibilizam materiais para estes fins, então este é um assunto que atinge a diversas classes sociais.
A função do professor não é só ensinar, mas trabalhar em conjunto com os alunos e a comunidade, sendo assim, é necessário que haja uma interação entre eles, onde aluno aprende com professor e vise-versa, aluno aprende com aluno e professor aprende com professor, só assim poderá conseguir um avanço para encarar as novas tecnologias.
O interessante é que a educação tecnológica não precisa ter uma disciplina em especial, ela pode ser utilizada nas demais disciplinas, cabe ao educador saber a melhor maneira de utilizá-la a seu serviço, porém isso implica na formação ou capacitação destes.
A Internet é uma das ferramentas tecnológicas que está sempre em evolução, mas, ao mesmo tempo em que produz materiais riquíssimos para pesquisas também produz coisas indevidas e que requer maior cuidado e atenção dos professores. Um bom site proporciona ao professor oportunidades de aumentar ou reproduzir seus conhecimentos, a exemplo de blog’s onde é possível criar páginas onde o professor poderá disponibilizar dicas e atividades aos alunos que tiverem acesso a Internet.
O educador precisa estar sempre acompanhando estas transformações e evoluções tecnológicas, é necessário que haja uma capacitação para estes professores a fim de que eles possam usufruir em função de seus interesses profissionais ou pessoais. É interessante ressaltar que se a Internet for acessível dentro e fora da sala de aula será mais fácil para o professor adquirir uma certa intimidade com essa ferramenta, tornando assim uma pessoa ligada aos temas atuais.
Temos que ter cuidado para não apresentarmos resistências às coisas novas, já que o novo sempre assusta um pouco, o importante é tornar o trabalho mais fácil e eficaz.
Outra coisa é preciso entender, o ser humano nunca vai ser substituído pela máquina e então professor não precisa ter receio de perder seu cargo para os computadores, esta é mais umas das preocupações que vêm afligindo os nossos professores, computadores são instrumentos que auxiliam o professor, sabemos que o mercado de trabalho anda cada vez mais exigente e então só merece reconhecimento quem realmente está disposto a acompanhar as mudanças tecnológicas e transformar-se de acordo com as exigências das necessidades, por isso é necessário estarmos sempre atualizados.

Nenhum comentário: