quarta-feira, 11 de novembro de 2009


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR
CAMPUS DE JI-PARANÁ
CURSO DE PEDAGOGIA – 8° Período
JANDIRA LIMA DA SILVA
KÉSIA DE OLIVEIRA VIEIRA
VIVIANE MARTINELLI






CONTRIBUIÇÔES – IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR ON-LINE








Ji-Paraná
2009
JANDIRA LIMA DA SILVA
KÉSIA DE OLIVEIRA VIEIRA
VIVIANE MARTINELLI







CONTRIBUIÇÔES – IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR ON-LINE

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia como requisito avaliativo na disciplina Fundamentos e Práticas em Educação á Distância. Ministrada pelo professor: Washington Roberto Nascimento.







Ji-Paraná
2009





SUMÁRIO

1 - Introdução ...........................................................................................................04
2 - Contribuições - Importância do Educador On-line..............................................05
3 - Conclusão.............................................................................................................08
4- Referência.............................................................................................................09














Introdução

Com as transformações tecnológicas um novo paradigma está sendo debatido na área educacional, no qual professores e alunos precisam se adaptar à velocidade que ocorre diariamente neste campo.
A educação está vivenciando um momento de mudanças, no qual vai sendo adquirindo novos métodos que proporcionam um ensino-aprendizagem de qualidade e mais abrangente do que a presencial.
Na Educação a Distância (EAD), os docentes estão assumidos múltiplos papéis, devido às novas tecnologias utilizadas para a informação. Aqui o professor precisar ser um orientador, para facilitar a aprendizagem dos alunos neste ambiente virtual.
O presente trabalho fala da contribuição do educador on-line, desenvolvimento de propostas pedagógicas e por último a utilização dos recursos tecnológicos.



















Contribuições - Importância do Educador On-line

Educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência, ou seja, utilizando-se das tecnologias, que é um termo muito amplo, que não compreendem somente aparelhos e máquinas sofisticadas chamadas tecnologias de ponta, mas sim uma infinidade de outros artefatos.
Não pode ser considerada educação on-line, aquelas realizadas por correspondências, sendo assim observa-se que nem todo ensino realizado a distância, pode ser considerado como on-line, ponderando que são utilizados meios ou recursos que não se enquadram como on-line.
Dentre muitas exposições que se faz importante referir no contexto da educação on-line, pode-se destacar alguns aspectos relevantes como: o papel do professor, as novas propostas pedagógicas que estão sendo realizadas de formas diferentes para situações de aprendizagem diferenciadas, a utilização dos recursos tecnológicos, como as instituições de ensino irão ou já estão se comportando frente a estas inumeráveis questões que estão surgindo com as novas modalidades de ensino. Especialistas em educação à distância fazem previsões que combinam aspectos positivos e negativos. Considerando o papel do professor on-line Moran (2003) diz:
Com a educação on-line os papéis do professor se multiplicam, diferenciam e complementam, exigindo uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações, propostas, atividades. O professor on-line precisa aprender a trabalhar com tecnologias sofisticadas e tecnologias simples; com Internet de banda larga e com conexão lenta; com videoconferência multiponto e teleconferência; com softwares de gerenciamento de cursos comerciais e com softwares livres. Ele não pode acomodar-se, porque a todo o momento surgem soluções novas e que podem facilitar o trabalho pedagógico com os alunos. Soluções que não podem ser aplicadas da mesma forma para cursos diferentes.

Diante do exposto fica evidente que o professor não irá ser substituído por sofisticadas máquinas como se especulava a pouco, muito pelo contrário, o seu papel torna-se ainda mais complexo e permeado por responsabilidades que até então eram meio que deixadas de lado, tidas como dispensáveis e irrelevantes em alguns aspectos, o professor que não buscar qualificar-se não será capaz de sobreviver profissionalmente em meio a todo este aparato tecnológico, que a todo instante se desfaz e refaz, portanto precisam estar atento as inovações.


Desenvolvimento de Propostas Pedagógicas
As novas propostas pedagógicas que estão sendo realizadas por maneira diferente para situações de aprendizagem diferenciadas, fornecem principalmente ao aluno, a possibilidade de optar pela proposta que mais atenda as suas necessidades, realidade e acessibilidade. Enfim, tudo isto o favorece em muito desde, que este esteja interessado em aprender e adquirir conhecimento, porque nas instituições sérias, atendendo pouco ou muito alunos, encontrarão formas, meios e suportes, para que os mesmos não fiquem prejudicados na aprendizagem, tendo de fato um ensino e um aprendizado de qualidade, segundo Moran (2003):
As instituições sérias, mesmo quando têm muitos alunos, encontrarão formas de organizá-los para que consigam aprender com qualidade. As instituições que só buscam o lucro organizarão cursos prontos, com pouca interação e apoio, massificando o processo de ensino-aprendizagem, como acontece também no presencial. Tudo isto exige uma pedagogia muito mais flexível, integradora e experimental diante de tantas situações novas que começamos a enfrentar.

Existem instituições capitalistas, mas também existem outras que continuaram tendo como objetivo principal o ensino e a aprendizagem de qualidade, cabendo ao aluno a observância, a pesquisa de todos os aspectos da instituição de interesse, para assim fazer o investimento seguro.



A Utilização dos Recursos Tecnológicos
As novas tecnologias podem auxiliar alunos e professores neste fascinante processo de construção do conhecimento, através da comunicação, da busca, da organização e seleção da informação, onde juntos buscam compreender cada vez mais o atraente mundo da informação que a muito se faz presente, mais que recentemente descobriu-se a proporção das suas riquezas e da sua profundidade envolvente. Dessa forma a utilização do computador e da internet na sala de aula, pode em muito beneficiar no processo de ensino-aprendizagem, pois “o computador nos permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares, idéias. Produzir novos textos, avaliações, experiências”. (Moran, 2006, p.44). Tais recursos podem sim fazer do ensino algo mais dinâmico e inovador, mas sozinhos não são capazes de produzir mudanças profundas. É preciso atitude dos professores, que estes se empenhassem na sua formação continuada, objetivando dominar estes novos espaços, e conseqüentemente alcançar melhorias no ensino e na aprendizagem, através da utilização adequada não somente das consideradas novas tecnologias, mas também do vídeo, TV e CD-ROM, que são consideradas tecnologias ultrapassadas sem ao menos terem sido exploradas as suas formas de utilização.
Pode-se afirmar que frente aos inumeráveis problemas educacionais, o uso adequado das novas tecnologias digitais, iria de certa forma minimizar os estragos, mas é evidente que não resolveriam todos os problemas educacionais, pois estes não envolvem somente questões tecnológicas.








CONCLUSÃO

Todas as universidades e organizações educacionais, em todos os níveis, precisam experimentar como integrar o presencial e o virtual, garantindo a aprendizagem significativa. Precisamos vivenciar uma nova pedagogia do presencial e do virtual. Não temos muitas referências anteriores que transitem pelo presencial e pelo virtual de forma integrada. Até agora temos ou cursos em sala de aula ou cursos à distância, criados e gerenciados por grupos em núcleos específicos, pouco próximos da educação presencial. É importante que os núcleos de educação a distância das universidades saiam do seu isolamento e se aproximem dos departamentos e grupos de professores interessados em flexibilizar suas aulas, que facilitem o trânsito entre o presencial e o virtual.














REFERÊNCIAS
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm. Arquivo capturado em 30 de outubro de 2009.

MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação tecnológicas. 13ª ed. Campinas- SP: Papirus, 2007. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=i7uhwQM_PyEC&printsec=frontcover&source=gbs_navlinks_s#v=onepage&q=&f=false. Arquivo capturado em 30 de outubro de 2009.

7 comentários:

Wesley Grudtner Martins disse...

Alô meninas!!!!!

Muito bom o trabalho, especialmente a parte que diz: "As instituições sérias, mesmo quando têm muitos alunos, encontrarão formas de organizá-los para que consigam aprender com qualidade. As instituições que só buscam o lucro organizarão cursos prontos, com pouca interação e apoio, massificando o processo de ensino-aprendizagem, como acontece também no presencial".
Muito válida a colocação. Um grande abraço do amigo e fiquem com Deus. Fuuuuuuiiiiiiiiiiii...

Juciane disse...

Olá!!
Uma conclusão de tudo o que estudamos nessa disciplina é o que vcs colocaram no trabalho. Unir a educação on-line à presencial é um trabalho árduo, mas é uma realidade para os próximos anos...A inovação que tanto se fala na educação precisa aproveitar dos meios tecnológicos para expandir os conhecimentos!!

ELIANE CONCEIÇÃO disse...

OI...
EU ACREDITO QUE A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA QUE TRABALHEM DA MELHOR FORMA POSSIVEL UTILIZANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS, NÃO É UMA PROPOSTA E UM DESAFIO APENAS PARA OS PROFISSIONAIS DA EAD, mas para todos os que pretendem permanecer no mercado de trabalho e fazer um bom trabalho.

MEUS PARABÉNS PELO ARTIGO!

Jaqueline Matos disse...

Olá meninas!

Muito bem lembrado no trabalho de vocês. "As instituições sérias, atendendo pouco ou muito alunos, encontrarão formas, meios e suportes, para que os mesmos não fiquem prejudicados na aprendizagem, tendo de fato um ensino e um aprendizado de qualidade".
Não podemos jamais esquecer da qualidade de ensino que deve ser ofertada a todos os alunos, sejam da EaD ou não.

Excelente trabalho!

Anônimo disse...

Ana Maria........
E aí meninas...
Concerteza o bom uso das tecnologias fará o diferencil na tanto na EAD quanto no presencil, pois diante do crescente desenvolvimento da mesma é notável que a utilização certa fará as mudanças na qualidade do ensino.
Inté...............abraços!

Marta Cristiana disse...

oi meninas, parabéns pelo trabalho de vocês!
Moran, coloca que os cursos devem ser integrado, ou seja, parte virtual e parte presencial, para que haja uma interação entre as pessoas, entre a razão e as tecnologias.
Ele entende que os cursos totalmente on-line é mais apropriado para o público adulto e que são auto-motivados.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

oi meninas, excelente trabalho, realmente hoje as instituições que estão oferencendo o ensino a distancia estão preocupado em oferecer uma aprendizagem de qualidade.

Márcia Regina