terça-feira, 17 de novembro de 2009

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
CAMPUS JI-PARANÁ
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROF. Washington Roberto Nascimento


Educação a Distância no Brasil

*Por: Márcia Regina de Souza.

A Educação a Distância no Brasil de acordo com alguns relatos surgiu oficialmente no ano de 1904 com a criação das escolas internacionais privadas que ofereciam cursos pagos por correspondência através de materiais escritos, essas instituições tinham liberdade para escolher as metodologias e produzir os conteúdos pedagógicos para levar conhecimento educacional a pessoas que estava longe dos grandes centros urbanos e para atingir essa população utilizavam os correios para disseminar a educação.
Com a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923 as instituições passaram a utilizar esse meio de comunicação para transmitir programas educacionais, o objetivo da EAD era formação e qualificação profissional. No decorrer da história surge o cinema e a televisão com programas educacionais, este segundo meio de comunicação é utilizado até hoje com sucesso, exemplo o Telecurso criado em 1978, pela Fundação Roberto Marinho para oferecer aulas pela emissora de televisão Globo para transmitir atividades didáticas e educacionais em horário flexível para pessoas com dificuldade em cumprir um horário formal no ensino presencial, e assim concluírem a escolaridade básica.
Essa modalidade de ensino não presencial, ou seja, o aluno não está fisicamente presente no ambiente formal de ensino, a aprendizagem acontece através dos meios de comunicação como correio, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax e internet e outros, e está regulamentado pelo Decreto nº 5.622 publicado no Diário Oficial da União em 20.12.2005 conforme o Art.80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96.
Mediante a Lei que estabelece o ensino a distância no Brasil houve novidades nos objetivos atual da EAD que é oportunizar um sistema interativo e agradável que ajude estudantes e profissionais a estudar e aperfeiçoar seus conhecimentos com horários flexíveis que se ajuste ao tempo disponível de cada pessoa, assegurando um ensino-aprendizagem de qualidade onde os materiais oferecidos são de fácil compreensão e disponibilidade da presença do monitor ou tutor no horário que o estudante dispor.
Desde que surgiu a educação a distância possui acusadores e defensores, pessoas que acredita que a falta do ensino presencial deixa grandes falhas na aprendizagem, onde o ensino se tornou industrializado, frágil e sem bases solidas, os que defendem enxergam a possibilidade do estudo direcionado através do tutor e dos materiais didáticos com uma independência importante para o aluno se tornar autodidata, ator e autor de suas práticas e reflexões como afirma Oreste Preti (1996).
Neste ponto de apoio ou não a EAD afirma Vygotsky (1977) “a interação social é a origem e o motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual”. Vejo nesta afirmação a falta de apoio a EAD porque o pensador defende o desenvolvimento proximal que se aplica a educação infantil onde a criança atinge um nível de desempenho adequado no ensino-aprendizagem quando orientada por pais e professores. Na educação a distância falta a interação social por não haver encontros presenciais entre professor-aluno-aluno, e para Vygotsky aquele que aprende e aquele que ensina deve estabelecer uma relação interligada, porém atualmente essa interação acontece virtualmente o que para muitos é prejudicial visto que falta socialização e troca de informações didáticas.
Vejo essa afirmação valida porque a socialização traz grandes contribuições educacionais para os alunos, mas a educação a distância é uma realidade que oferecer flexibilidade de tempo e independência nos estudos através das novas tecnologias acessível para a aplicação do ensino-aprendizagem.

Acadêmica de Pedagogia

10 comentários:

conceição disse...

Pois é cara Marcia, este talvez seja um dos unicos defeitos da EaD, a falta da interação social. Porém existem as salas de bate papo, que realmente, não substituem o calor humano, mas já não deixa o aluno tão afastado do social dentro da sua escolha de aprendizem.

Abraços!

Unknown disse...

Oi Márcia!!
Já ao final desse semestre, penso que a EAD é positiva para a sociedade, muito mais relacionada a um meio inovador de qualidade do que pela flexibidade de tempo e financeira, embora eu já tenha escrito em meu artigo isso, reconheço, hoje, que ela é uma resposta a evolução que o mundo está tendo e precisa ter em relação a educação. É algo que ficará, mesmo que mude a questão das flexibilidades!
um forte abraço!!!

Jaqueline Matos disse...

Olá Márcia!

Como é difícil colocar a proposta sócio-interacionista de Vygotsky na EaD. Afinal a interação social é a chave mestra da aprendizagem na proposta deste teórico. Contudo, já estão tentando minimizar a falta de interação dos cursos a distância com as salas de bate-papo, vídeo conferências.... Entretanto, fica uma interrogativa. Como fica a interação social de Vygostsky na EAD? Esta é sem dúvida uma boa questão a ser pensar.

Um forte abraços!

Marta Cristiana disse...

Oi Marcia,
Acredito que a teoria de Vigostsky, quanto a interação do individuo com o meio, pode ser amenizado com os estudos em grupo virtuais, chats, salas de bate papo. E pode também entrar no sistema do ensino parte presencial e parte virtual.

ana disse...

ana maria........
olá minha cara!
Mesmo tendo essa distancia de contato fisico a EAD está buscando cada vez mais o conforto para que seus alunos se relacionam mais num patamr bem aglomerado. Ela tem o poder de unir mais os alunos às vezes até melhor que a presencial.
inté................abraços

Uátia Tânia disse...

A EAD não promove a interação social como Vigostsky prioriza, através da presença física dos indivíduos, porém, a EAD deve promover outras formas de interação através de chats, trabalhos em grupo virtual, seminários virtual, ou seja, o professor deve buscar e utilizar as inovações tecnológicas para que o aprendizado aconteça com eficiência.

Unknown disse...

Concordo...mas realmente no ensino a distância a interação social fica um pouco distante, apesar das salas de bate papo, chats, etc...
ainda assim não é realmente uma interação...falta algo.
Abraços...
Jandira Rossi da Silva

Jandira Lima da Silva disse...

O ensino não presencial pode até ultrapassar o ensino presencial, mas a interação social "olho no olho" que há no ensino presencial jamais será substituida.

Unknown disse...

A EaD é positiva se as políticas públicas dos Governantes tiveram pensamentos positivos em relação a ela. Se não a vaca vai para o brejo, como dizia um velho deitado.
Parabens Márcia pelo seu texto elé está ótimo.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

a EAD e um sistema muito bom de ensino, mas tambem devo concordar que a interação social e muito importante, principalmnete nas séries inicias, onde as crianças precisam de um certo contanto com o educador. Creio que a EAD favorece muito mais jovens e adultos.
parabéns.

VIVIANE 8º PERIODO