segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A DIFUSÃO DA INTERNET E O AVANÇO DO ENSINO A DISTÂNCIA - JOEL VERÍSSIMO DA ROCHA

Com a difusão da internet os hábitos e comportamentos da sociedade sofreram grandes mudanças, pois, antes as pessoas precisavam sair de suas casas para buscar informações, hoje as informações estão disponíveis com fácil acessibilidade. A internet tornou o maior veiculo de comunicação em massa, através dela as pessoas se mantém informadas sobre as principais notícias do mundo em tempo real.

Diante desse contexto, a educação não poderia deixar de se utilizar dessa ferramenta, que se tornou indispensável no desenvolvimento da aprendizagem. Através dela as distâncias deixaram de ser um problema, onde com baixo custo é possível acessar e conhecer diversos livros em bibliotecas virtuais, além de se comunicar com outros estudantes de qualquer parte do mundo que estejam conectados a web.

Os recursos como: os e-mails, as teleconferências e os blogs têm sido eficientes na elaboração e aplicação de aulas, facilitando a aprendizagem e diminuindo a distância existente entre alunos e professores. Além disso, a Internet tem revolucionando o modelo de educação existente, principalmente nos cursos de graduação e pós-graduação.

A EaD, tem sido o marco inicial de um novo modelo educacional nas universidades. O estudante da atualidade que cursa EaD não é mais um estudante solitário como acontecia antes da internet, onde ele recebia os materiais, lia, respondia os questionários e devolvia via correio, e caso surgissem dúvidas não tinha facilidade para esclarecê-las.

Época em que era quase impossível um estudante freqüentar um curso de graduação sem sair da sua localidade, pois, geralmente esses cursos eram presenciais e estavam localizados nos grandes centros urbanos. Hoje com a difusão da EaD via Internet, é possível ver estudantes de lugares remotos aprendendo com os mesmos materiais e qualidade das grandes cidades.

Hoje a modalidade EaD esta totalmente transformada, pois os estudantes podem interagir com professores e alunos, trocar experiências, tirar dúvidas, ampliando seus conhecimentos em tempo real. Esse novo modelo educacional cresce a cada ano, como é demonstrado em matéria da Revista Veja de 03 de dezembro de 2008, intitulada “Estudo longe da sala de aula”, onde relata que no Brasil essa modalidade cresce 40% ao ano.

É por esses motivos, que a EaD deve ser considerada como um mecanismo permanente e alicerçado dentro da sociedade, que a cada ano vem se consolidado e facilitando a formação daqueles alunos que necessitam de curso de graduação ou pós-graduação, mas não tinham condições de freqüentar a universidade tradicional.

É importante lembrar que todas essas facilidades devem ser encaradas com responsabilidade e ética por todos. Pois diante de um vasto material disponível e grande flexibilidade na busca é importante que a escolha seja gerenciada com finalidade pedagógica e os princípios educacionais não devem ser deixados de lado em busca de uma satisfação pessoal.

A EaD hoje é uma realidade e tem como base a legislação brasileira que garante no art. 80 da LDB - Diretrizes e Bases da Educação Nacional que “O pode público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada.” Esse avanço se deve a grande demanda, pois as exigências do mercado de trabalho globalizado estimularam a busca de conhecimento, não somente para aqueles que buscam o primeiro emprego, mas também na manutenção e permanência do mesmo.

Entretanto, para que o progresso da EaD continue como fator positivo, é de suma importância que o estudante tenha comprometimento, ética e disciplina, assim como as instituições de ensino que oferecem esses serviços deverão ser avaliadas constantemente. Esses fatores farão com que a aprendizagem não perca a qualidade e ao mesmo tempo essa modalidade possa continuar amenizando as injustiças sociais, pois mesmo que na maioria dos casos não seja gratuito, é flexível quanto aos horários, custo e acessíveis mesmo fora dos grandes centros urbanos.


Referências

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ed. Senado, 2007.

COSTA, Camila. Estudo Longe da Sala de Aula. Veja. São Paulo, edição 2093. dez. 2008

* Acadêmico do 8º período de Pedagogia.

10 comentários:

ana disse...

O comprmetimento relamente é essencial para o aluno que deseja engressar no campo da EAD.

conceição disse...

O comprometimento tanto da instituição escolar à distancia, como do aluno que a utiliza e essencial para que essa modadlidade de ensino alcance seus objetivos. Em ambos os lados.
Valeu , Joel!

Juciane disse...

Embasada pela Legislação, a EAD é uma ferramenta positiva para o ensino e isso é relatado em seu artigo. Gostei Joel

Marta Cristiana disse...

O ensino a distância é uma realidade, assim as pessoas que não disponibilizam tempo para estarem em um curso presencial, encontram essa possibilidade para terem sua graduação, pós graduação e outros cursos. Basta procurar uma instituição séria e se dedicarem aos estudos.

Jaqueline Matos disse...

Olá Joel!

Concordo com você quando diz que, "a EaD deve ser considerada como um mecanismo permanente e alicerçado dentro da sociedade, que a cada ano vem se consolidado e facilitando a formação daqueles alunos que necessitam de curso de graduação ou pós-graduação, mas não tinham condições de freqüentar a Universidade tradicional. Sem dúvida a EaD veio para ficar!

Abraços!

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Joel, para que o ensino a distancia surta efeito realmente ambos os lados alunos e instituições devem estar visando um objetivos comum,que é o ensino aprendizado. parabéns pelo trabalho.

Márcia Regina

Osvaldo da Silva disse...

Amigo Joel

Falar em educação hoje têm uma abrangência grande,e fica impossível não falar na educação sem nos remetermos a Educação a Distância,com todos os avanços tecnológicos proporcionando maior interatividade entre as pessoas.Usando os meios tecnológicos a EAD veio derrubar tabus e começar uma nova era em termos de educação.Antes a EAD não tinha credibilidade,era assunto polêmico e trazia muitas convergências,mas hoje esse tipo de ensino vem conquistando seu espaço.Porém não é a modadlidade de ensino que determina o aprendizado,seja ela presencial ou a distância,a aprendizagem se torna hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um.Um abraço do amigo Osvaldo

Uátia Tânia disse...

Gostei do seu destaque ao comprometimento, ética e disciplina dos alunos, como também as avaliações pelas quais devem passar as instituições de ensino. A EaD é uma grande oportunidade para muitos, porém se estes critérios não forem bem observados o ensino pode tornar-se ineficaz.

Jandira Lima da Silva disse...

Os objetivos só serão alcançados se houver comprometimento de ambas as partes: alundo e professor/tutor

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

O ENSINO ATRAVÉS DA EAD, O ALUNO PRECISA TER CONCIENCIA QUE PARTE DELE O COMPROMISSO DE SE FAZER VALE ESTE ENSINO. E VISIVEL QUE A EAD FAVORECEU E MUITO AQUELES ALUNOS, QUE COMO VOCÊ MESMO DIZ NO SEU ARTIGO ALUNOS QUE Ñ TINHAM CONDIÇOES DE FREQUENTAR A UNIVERSIDADE.
MAS ESPERO QUE ESTE MODO DE ENSINO Ñ FIQUE TACHADO NISSO.

PARABÉNS,
VALEU.

VVIANE 8º PERIODO