quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA VISÃO DE GAGNÉ

Ana Maria Clemente


A Educação a Distância tem como característica a separação física entre o professor e os alunos, isto acontece na maior parte do tempo, no entanto a comunicação é realizada através da mídia, material impresso, áudio, vídeo, teleconferência, videoconferência, internet, softwares, CBT, etc; são meios que agem como um fio condutor proporcionando a comunicação diferenciando-a da presencial. Contudo, o contato entre professor e aluno eleva ao professor a observar o comportamento de cada aluno, sendo na interação das aulas, o cansaço, frustração, enfim, são suportes para que o professor ajuste melhor suas aulas.

Robert Gagné é psicólogo educacional americano, morto há cerca de cinco anos, pouco conhecido no Brasil começou a estudar a aprendizagem de adultos na área militar em meados dos anos 60 do século passado. Identificou nove fases ou condições internas de aprendizagem, que ocorrem no aprendiz, que podem ser ativadas por estratégias instrucionais adequadas, que correspondem a nove passos ( ou condições externas de aprendizagem);

1.obter atenção (recepção)
2.
informar o objetivo para os aprendizes
(expectativa)
3.
estimular a lembrança do aprendizado anterior
(recuperação)
4.
apresentar o estímulo
(percepção seletiva)
5.
fornecer orientação de aprendizado
(código semântico)
6.
elicitar performance
(resposta)
7.
fornecer feedback
(reforço)
8.
avaliar o desempenho
(recuperação)
9.
aumentar a retenção e a transferência
(generalização). Essa teoria fundamentou projetos eficazes para o ensino de educação a distancia. Estes eventos devem satisfazer ou fornecer as condições necessárias para o aprendizado e servir como base para criar a instrução selecionar os meios apropriados.

Gagné considera a aprendizagem como uma mudança interior e tenta integrar os conceitos básicos das teorias cognitivas e comportamentais. Esta teoria convenciona que existem diferentes tipos ou níveis de aprendizado. A importância destas classificações é que cada tipo requer diferentes tipos de instrução.

Gagné identifica cinco categorias de aprendizado:

  • informação verbal,
  • habilidades intelectuais,
  • estratégias cognitivas,
  • habilidades motoras e
  • atitudes.

Condições internas e externas diferentes são necessárias para cada tipo de aprendizado. Por exemplo: para que estratégias cognitivas sejam aprendidas é preciso que exista uma chance para se praticar o desenvolvimento de novas soluções para os problemas. Para aprender atitudes, a pessoa precisa ser exposta a um modelo verossímil de papel, ou a argumentos persuasivos.

Gagné sugere que tarefas de aprendizado para habilidades intelectuais podem ser organizadas em hierarquia, de acordo com a complexidade:

  • reconhecimento de estímulo,
  • geração de resposta,
  • seguir procedimentos,
  • uso da terminologia,
  • discriminações, hierarquias de aprendizado fornecem uma base para a seqüência de instrução.
  • formação de conceito,
  • aplicação de regras e
  • resolução de problemas.

A hierarquia é importante para identificar os pré-requisitos que devem ser completados para facilitar o aprendizado em cada um dos níveis.

Segundo Gagné, uma lenda da aplicação eficaz do construtivismo nos cursos de educação à distância, a aprendizagem possui oito tipos ou etapas:

  • a motivação;
  • apreensão;
  • aquisição;
  • retenção;
  • memorização;
  • generalização;
  • desempenho e o
  • feedback.

Atividades extras como filmes, aulas expositivas online, estudo de casos, jogos e atividades em grupo, sejam via chat, Skype ou fórum, costumam apresentar bons resultados. Enfim, para criar esse roteiro aí vão mais alguns passos importantes:

· Levantar as necessidades;

· Definir escopo;

· Identificar público-alvo;

· Definir objetivos;

· Definir conteúdo;

· Criar story board;

· Definir atividades;

· Definir mídia;

· Desenvolver;

· Implementar e

· Avaliar um norte aos interessados?

Autor representante do associacionismo enfatiza a aprendizagem concebida como mudanças comportamentais observáveis resultantes de respostas a estímulos externos. Ensinar consiste, sob este ponto de vista, organizar atividades com complexidade progressiva estrategicamente para a assunção de determinadas habilidades. Também enfatiza o percurso individual de cada pessoa para alcançar os objetivos propostos e a necessidade de mensurar resultados e garantir o feedback através dos métodos avaliativos.



Aluna do 8º Período de Pedagogia – UNIR 2009

7 comentários:

Lívia Matoso disse...

Amiga Ana Maria!!! Quando citou que Gagné considera a aprendizagem como uma mudança interior achei muito pertinente. Nós, "quase" professoras, precimos sempre aprender novas maneiras de ensinar para que os nossos alunos possam de fato chegar a mudanças de atitudes, que de fato só vêm mesmo do interior. Meu desejo é que todas as formas de educação, seja presencial, modular, à distância, esteja repleta de professores pesquisadores que estajam dispostos a ir além, e serem provocadores de mudanças, mesmo nas tantas realidades conflitantes do nosso grande Brasil.

Um abraço! Lívia

conceiçao disse...

oi Ana, realmente a mudança interior é fundamental para que haja uma mudança de atitudes. Quando há assimilação , tal fato é evidenciado em nosso comportamento e em nossas atitudes.

Um abraço, Conceição

Juciane disse...

Oi Aninha!!
Das 9 fases que Gagné expõe, acredito que a que leva a EAD a uma boa qualidade é a oitava, por se tratar de "avaliar o desempenho", pois através da avaliação é que nascem as falhas e os acertos, buscando-se uma melhor prática!

Marta Cristiana disse...

olá Ana!
Muito interessante seu trabalho sobre Gagné, no ensino a distancia as aulas devem ser prazerosas e estimulantes para que surta o efeito desejado. E Gagné apresenta 9 fases para a aprendizagem, bastando serem ativadas por estratégias adequadas.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Oi Ana, realmente para que haja mudanças e interesse nos alunos devemos como pedagogo estar em constante pesquisa e no EaD também deve haver essa preocupação para que o ensino -aprendizagem acontece de meneira real.

Márcia Regina

Uátia Tânia disse...

Concordo com tua afirmação de que mesmo na EaD o professor deve observar o comportamento de seus alunos, sua interação com o conteúdo, ajustando suas aulas de acordo com suas necessidades. A distância não pode impedir essa interação professor-aluno.

Jandira Lima da Silv disse...

Avaliar o desempenho do aluno é essencial. Só através dessa avaliação é que se tem condições de medir o quanto o aluno aprendeu.