quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PARA ONDE CAMINHAMOS NA EDUCAÇÃO?

RESUMO

A educação vem sofrendo várias mudanças no decorrer dos tempos, e com a inserção das novas tecnologias que esta se propagando pelo mundo e ganhando espaço na sociedade contemporânea, o âmbito escolar tem sentido a necessidade de se adaptar a estas variáveis.Já é visível que a educação esta ganhando novos rumos e caminhando para uma virtualização dos processos pedagógicos, e o ensino presencial parece sofrer uma transição quanto a sua mobilidade ao incorporar as tecnologias em suas atividades flexibilizando o processo ensino-aprendizagem.

Mas as duvidas ainda permanecem quanto ao uso desses novos recursos nas praticas pedagógica. Neste sentido, vemos a necessidade de compreender os rumos pelos quais a educação vem passando e a complexidade das dimensões que tem incorporado nas suas competências.

Através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, pretendemos buscar uma reflexão sobre os novos mecanismos educacionais e a postura dos professores em relação às mudanças da cultura escolar.


INTRODUÇÃO

Todas as vezes que falamos sobre a educação, nos vem à mente o método tradicional de ensino, onde o professor é parte fundamental do processo ensino aprendizagem, sendo o centro da informação, possuidor de todo conhecimento tendo o papel de transmiti-lo aos seus alunos. Esta educação tradicional entende o processo de aprendizagem como algo que deve ocorrer somente dentro de sala de aula, lugar que os alunos deveriam ir se quiserem buscar o conhecimento.

Atualmente percebemos as mudanças profundas que vem ocorrendo no âmbito escolar, com a propagação das tecnologias digitais, a educação presencial vem desenraizando o conceito de ensino-aprendizagem, local e temporal. A internet se tornou um meio fácil de troca de informações que vem rompendo com o método tradicional de ensino, pois esta influenciando os níveis de educação incorporando novos conceitos de aprendizagem, facilitando o acesso ao conhecimento e se adaptando ao perfil e ao tempo de cada aluno, propiciando uma educação mais democrática e flexível. “Portanto, a metodologia de aprendizagem mais adequada será determinada pelas características e preferência de cada pessoa em cada momento e em cada situação concreta de aprendizagem” (Sancho, 1998).

Existem várias perspectivas tecnológicas para o futuro da educação, pois as tecnologias estão se integrando cada vez mais no nosso dia-a-dia, alterando os conceitos e as formas de ensinar e aprender. É difícil saber como será a educação do futuro, mas sabemos que ela tem se tornado cada vez mais importante para as pessoas, principalmente porque a sociedade esta mais exigente e competitiva. “A multimídia em especial tem sido a grande promessa de uma nova revolução no ensino. Muito se fala a respeito disso, mas pouco se comprova em termos da eficácia desse instrumental em situações de ensino-aprendizagem. Muita pesquisa ainda precisa ser feita buscando de informações novas a respeito da influência da multimídia na aprendizagem para que se possa futuramente explorar esses recursos da melhor maneira possível para fins educacionais. Contudo, uma idéia já é ponto pacifico entre as pessoas que lidam com a informática na educação: a informática como qualquer outro instrumental pode ser usado em situações de ensino-aprendizagem dependendo o uso que se faz dele. Não pode esperar milagres das novas tecnologias.”, afirma Coscarreli (1998 p.45).

As tecnologias digitais estão se integrando à educação, e a aprendizagem tende a ser mediada pelas tecnologias telemáticas com cursos mais variados e flexíveis, que se adaptam ao perfil do aluno. Neste sentido, os instrumentos tecnológicos devem propor uma educação de qualidade e dar mais significado a aprendizagem e não apenas um suporte didático e assim facilitar e motivar o processo ensino-aprendizagem dos alunos. Conforme os PCNs, (2002),

"A tecnologia é um instrumento capaz de aumentar a motivação dos alunos, se a sua utilização estiver inserida num ambiente de aprendizagem desafiador. Não é por si só um elemento motivador. Se a proposta de trabalho não for interessante, os alunos rapidamente perdem a motivação."

Os avanços tecnológicos na educação do futuro devem ser direcionados para auxiliar na qualidade da aprendizagem e propor um ensino democrático que não privilegie apenas uma parte da população.


PARA ONDE CAMINHAMOS NA EDUCAÇÃO

As formas de comunicação humana evoluíram de forma vertiginosa nas últimas décadas. Hoje vivemos numa sociedade globalizada e sem fronteiras. Onde o mundo tem se tornado muito diferente e que, em consequência disso, os processos de educação serão completamente transformados, pois tendem a caminhas conforme essa era. É necessário um novo modelo de escola, onde não haja uma organização escolar engessada e fragmentada. É indispensável um modelo de escola ativo, aonde o aluno e o professor, em constante diálogo, vão construindo aprendizagens, intermediadas pelas tecnologias. Não dá mais pra ficar parado no tempo.

Essas tecnologias usadas nos meios de comunicação colocam à disposição das pessoas uma infinidade de informações, superiores aos períodos anteriores da história da humanidade. Tais formam um conjunto de situações de educação on-line plenamente audiovisuais, havendo processos de comunicação audiovisual, com possibilidade de forte interação, integrando o que de melhor conhecemos da televisão (qualidade da imagem, som, contar histórias, mostrar ao vivo), com o melhor da Internet (acesso a bancos de dados, pesquisa individual e grupal, desenvolvimento de projetos em conjunto, à distância, apresentação de resultados) e do celular (mobilidade). Tudo isto exige uma pedagogia muito mais flexível, integradora e experimental diante de tantas situações novas que começamos a enfrentar.

O mundo não para e a Educação acompanha esse ritmo, sendo direcionados rapidamente para a flexibilização progressiva e acentuada de cursos, tempos, espaços, gerenciamento, interação, metodologias, tecnologias, avaliação. Isso nos obriga a experimentar pessoal e institucionalmente modelos de cursos, de aulas, de técnicas, de pesquisa, de comunicação. Todas as universidades e organizações educacionais, em todos os níveis, precisam experimentar novas soluções para cada situação, curso, grupo.

Aos poucos a escola se tornará mais flexível, aberta, inovadora. Será mais criativa e menos cheia de imposições e obrigações. Diminuirá sensivelmente a obrigação de todos terem que aprender as mesmas coisas no mesmo espaço, ao mesmo tempo e da mesma forma.

Infelizmente, a Escola não conseguiu acompanhar essa mudança rápida, pois ficou muito tempo sem receber os recursos tecnológicos que foram inseridos em outros setores da comunidade. Pode-se afirmar que a Escola é sempre a última instituição a receber as novidades tecnológicas.

Isso explica porque o Brasil figura entre os países de baixa qualidade em educação. Os métodos e técnicas utilizados na escola ainda são os mesmos de vinte ou trinta anos atrás.

Caminhamos para uma era onde todas as informações estarão à disposição de todos a qualquer momento, com a possibilidade de interagir com qualquer pessoa de qualquer parte do planeta.

É necessário e urgente que a Escola seja inserida nessa comunidade conectada, libertando-a da rigidez das informações repetidas, da mesmice, da massificação.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com todo o tema abordado, pudemos observar que tecnologia e educação tendem a andar cada vez mais juntas, tanto por essa tecnologia fazer parte de uma geração mais exigente, como por estarmos em uma era em que as tecnologias tem se tornado cada vez mais um meio de acesso fácil e rápido para se obter conhecimentos por pesquisas instantâneas, sem haver a necessidade de sair de casa.

A educação tem por meio dessa tecnologia a oportunidade de agregar mais conhecimentos aos seus alunos, possibilitando uma troca de experiências com alunos de outras escolas, cidades, estados e países, podendo levá-los ao outro lado do mundo, a conhecer outra cultura, por uma tela a sua frente. Sem, sair de casa.

Ouve-se falar sobre uma interdisciplinaridade, onde há a necessidade de se fazer real para que haja um melhor aprendizado. Os avanços tecnológicos têm tudo pra fazer isso se tornar mais possível, isso, se nós, pedagogos soubermos utilizar de maneira ética e profissional essas tecnologias que temos ao nosso dispor.


REFERÊNCIAS

COSCARELLI,Carla Viana, Letramento Digital. Belo Horizonte – Autêntica, 2005 – p. 45,46, 109.

SANCHO, Juana Maria, Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre – Artmed, 1998.

PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, Introdução.



ACADÊMICOS:

Jéssica Sônya Medeiros
Luciano da Purificação Santos
Stefânia Oliveira Moreira
Wanessa Delgado

7 comentários:

Lívia Matoso disse...

A tecnologia e a educação estão mesmo caminhando juntas, mas pena que são vivênciadas juntas em poucas realidades. Ainda vamos colher no futuro educacional os frutos da desigualdade social, enquanto algumas escolas estarão muito bem equipadas tecnologicamente, e também com metodologias inovadoras, outras muitas não estarão sendo privilégiadas com recursos tecnologicos e continuarão com metodologias descompassadas com a exigências da sociedade.
Um abraço. Lívia

AH !!!Jéssica, eu te vi na entrevista, você falou muito bem. Parabéns, torço por você! Muito sucesso no seu curso, como também nos seus projetos! Abraçosss

Juciane disse...

Meninas e Menino..ooi
"Aos poucos a escola se tornará mais flexível, aberta, inovadora"
Acrito nisso e quero enaltecer que a escola brasileira está demorando muito, mediante a rápida transformação do mundo...é preciso que os governos acordem e estabeleçam formas mais ágeis de transformação!!

Jandira Lima da Silva disse...

Acredito que a tendência na educação é mesclar a presencial com a não presencial.

Marta Cristiana disse...

As tecnologias estão em toda a parte, nas residencias, nas empresas, pena que ainda não chegaram totalmente na escola.
O que muito beneficiaria o trabalho pedagogico.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Parabéns, excelente trabalho,acredito que com as crescentes inovações tecnologicas o Brasil vai de modo vagaroso de adaptando e logo atingiremos um ensino a distancia mais amplo, porque o uso da tecnologia nos pedagogo temos ferramentas para incrementar nossas aulas sejam a distancia ou presenciais.
Márcia Regina

Osvaldo da Silva disse...

Olá amigos !!!!
Vocês abordaram que muitas escolas não estão equipadas tecnologicamente,pois essa linguagem na internet permite uma forma de aprendizado diferente onde os próprios alunos trocam informações entre si ,e muitas escolas ainda estão longe disso.Não deixemos de abraçar essa causa e é preciso ter espírito crítico,mas não tem como ficarmos distante uma vez que essa é uma realidade.
Um forte abraço.Do amigo Osvaldo Silva

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Olá meninos,
Sabemos que com o avanço da tecnologia em todo o mundo, a educação ficou parada no tempo. As crinças e os jovens têm acesso`às mais variadas tecnologias em sua vida diária, e quando chegam na escola são obrigadas a ficarem horas e horas sentadas, ouvindo um professor ou copiando do quadro. Os educadores, diante desta realidade, sentiram a necessidade de mudanças e começaram a utiizar as tecnologias digitais para oferecer cursos variados e flexíveis, pois só assim o aluno terá um aprendizado significativo e motivador. E fica a pergunta no ar: "Para onde caminhamos na educação?"
Eliane de Alencar Ferreira