sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Educação Inovadora Presencial e à Distância

Acadêmicas: Eliane Conceição, Keila Trevizane e Uátia Tânia.

Vivemos num mundo de intensas transformações em que a sociedade e o mercado de trabalho se modernizam constantemente. Com isso estabelece um grande desafio para nossa educação basicamente tradicional, que é o de incluir progressivamente nos cursos presenciais os recursos tecnológicos modernos. Estes já estão sendo incorporados gradativamente na modalidade de educação à distância e que comprovadamente trouxeram grandes benefícios para a mesma.
Em breve veremos a fusão entre os cursos presenciais e a educação à distância, visto que os mesmos estão cada vez mais semipresenciais. Eles terão disciplinas parcialmente e outras totalmente à distância. Entendemos que essa integração entre o melhor do presencial e as facilidades do virtual é a garantia para uma aprendizagem significativa.
Para que a aprendizagem seja eficaz em ambientes virtuais é necessária uma dedicação maior do professor, mais tempo de preparação e principalmente de acompanhamento. Já para os alunos há um ganho grande de personalização da aprendizagem, de adaptação ao seu ritmo de vida. Como nem sempre é possível reunir os alunos em horários predeterminados, o professor pode organizar também discussões gerais ou grupais no fórum. Os fóruns de grupos podem ser abertos a todos ou só para cada equipe, dependendo do grupo e da atividade. O importante é que os grupos participem, se envolvam, discutam, saiam do isolamento, um dos grandes problemas da educação a distância até agora.
Esses chats e fóruns permitem contatos à distância que podem ser úteis, mas não podemos esperar que só assim aconteça uma grande revolução. Hoje a possibilidade que temos de troca no presencial é muito maior que no virtual (embora não aproveitemos, em geral, o seu potencial). Com o avanço da banda larga, ao ver-nos e ouvir-nos facilmente, poderemos nos aproximar e sentir melhor o contato com os outros, que estão em diversos lugares.
O conceito de curso, de aula também está mudando. Hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço serão, cada vez, mais flexíveis. O professor continuará "dando aula", de uma forma menos informativa e mais gerenciadora, utilizando as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula, receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão etc. Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos poderão estar motivados, se entenderem a “aula” como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.
Uma das ferramentas mais importantes da Educação a Distância (EAD) é a internet, sua facilidade tem aproximado as pessoas através das conexões on-line, em tempo real, fazendo com que o professor mesmo a distância possa orientar seu educando. A internet também favorece a pesquisa rápida e eficiente e garante maior rapidez na troca de informação entre os estudantes. As ferramentas de comunicação virtual até agora são predominantemente escritas, caminhando para ser audiovisuais.
Começamos a ter acesso a programas que facilitam a criação de ambientes virtuais, que colocam alunos e professores juntos na Internet. Programas como o WebCT, o Blackboard, o Eureka, o LearningSpace, o Aulanet, o FirstClass, o TopClass, o Universite e outros semelhantes permitem que o professor disponibilize o seu curso, oriente as atividades dos alunos, e que estes criem suas páginas, participem de pesquisa em grupos, discutam assuntos em fóruns ou chats. O curso pode ser construído aos poucos, as interações ficam registradas, as entradas e saídas dos alunos monitoradas.
Pela avaliação feita com os alunos, vale à pena utilizar ambientes virtuais como ampliação do espaço e tempo da sala de aula tradicional, mas não são uma remédio para a aprendizagem nem substituem a necessidade de contatos presenciais periódicos. Equilibrando o presencial e o virtual pode obter grandes resultados a um custo menor de deslocamento, perda de tempo, e de maior flexibilidade de gerenciamento da aprendizagem.
Não esquecendo que o papel do professor se amplia significativamente: Do informador, que dita conteúdo, se transforma em orientador de aprendizagem, em gerenciador de pesquisa e comunicação, dentro e fora da sala de aula, de um processo que caminha para ser semipresencial, aproveitando o melhor do que podemos fazer na sala de aula e no ambiente virtual. É um desafio aprender a gerenciar o processo de aprendizagem com alunos conectados pela Internet, tanto na educação presencial como na educação à distância.

7 comentários:

Juciane disse...

Oi meninas!!
"Em breve veremos a fusão entre os cursos presenciais e a educação à distância"
Acredito que esta será e é a realidade da nação que quer inovar...se o Brasil quizer garantir uma educação de qualidade e inovadora, terá que se adequar ao ensino presencial e a distância, o mais rápido possível!!!

Jaqueline Matos disse...

Olá colegas!

Sem dúvida uma das ferramentas mais importantes da educação a distância hoje, é a Internet.
Mas não podemos nos esquecer das novas ferramentas tecnológicas quem vem por aí, as audiovisuais, como os áudio livros que já há bastante tempo existem nos Estados Unidos e só agora chegaram ao Brasil, são um bom exemplo de que as inovações não param.

Abraços!

Marta Cristiana disse...

olá colegas!

É fato que a internet é a ferramenta mais importante do ensino a distância. Juntamente com os outros recursos, como os materiais didáticos bem preparados, garantem um ensino de qualidade.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

oi meninas, para o ensino a distancia a internet é fundamental , juntamente com os materiais elaborados pela as instituições.Otimo trabalho.

Márcia Regina

ana disse...

E Aímeninas........
A internet favorece muito a vida dos alunos e com a EAD isso é mais preciso, no entanto,o seu bom uso proporcionará a conexão em rede.
abraços!.............

Jandira Lima da Silva disse...

A evolução do EaD se deu graças ao avanço da tecnologia e com ela a intenet

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

PARA ACONTECER NA SUA MAIORIA O ENSINO A DISTANCIA, É IMPRECEDIVEL A UTLIZAÇÃO DA INTERNET, POIS SERÁ ATRAVES DELA QUE CHEGARÁ NAQUELES LUGARES MAIS DISTANTE O ENSINO.

PARABÉNS.

VIVIANE 8º PERIODO