quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Contribuição da Teoria de David Paul Ausubel para a Educação a Distância


¹Jéssica Sônya Medeiros


O autor David Paul Ausubel, defende a Teoria da Aprendizagem Significativa. Segundo ele, é fundamental que o aprendizado aconteça a partir de algo que faça sentido aos conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aluno.
Nascido na cidade de Nova York nos Estados Unidos, em 1918, Ausubel foi educado em um ensino tradicional violento. Era filho de imigrantes judeus pobres, vindos da Europa Central na tentativa de escapar da perseguição e da miséria ocasionada por conflitos religiosos no final do século XIX e inicio do século XX.
Para ele a escola era um cárcere para meninos, devido à educação violenta que recebera numa época em que os judeus eram discriminados e marginalizados. Formou-se em Psicologia e se dedicou à educação criando a chamada Teoria da Aprendizagem Significativa.
Sua teoria é considerada avançada e tem influenciado na educação propondo uma abordagem pedagógica que valorize uma aprendizagem construída numa estrutura cognitiva, na interação da informação com o conhecimento prévio do aluno, este, precisa estar com seus conceitos bem estabelecidos para poder agregar as novas idéias e informações.
Segundo ele, para que ocorra uma eficácia no processo ensino-aprendizagem, é preciso que o educando passe por alguns desafios bem elaborados, estes devem estar interligados aos seus conhecimentos prévios através de uma mediação pedagógica estratégica, permitindo-o buscar outras fontes e também de aprender com os próprios erros e com a troca de conhecimentos entre outros agentes do processo educativo, gerando assim, uma aprendizagem mais significativa e colaborativa.
Percebemos que a educação esta se tornado cada vez mais complexa, e a sociedade capitalista vem exigindo profissionais capacitados, que possuam uma gama de conhecimentos diversificados para se manter no mercado de trabalho. O computador e a internet são meios de comunicação que estão ajudando a modificar e rever muitas formas de ensinar e aprender, contribuindo na educação como ferramentas de auxilio na construção de uma formação intelectual mais significativa. Com as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), as limitações temporais e espaciais vem se rompendo, facilitando para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo, dinâmico e democrático.
Vários paises já adotaram o sistema de aprendizagem via EAD, no Brasil a educação a distância vem ganhando mais espaço a cada dia com a utilização das novas tecnologias no âmbito educacional. Contudo, ainda há muitas especulações a respeito da qualidade do ensino a distancia, onde muitos vêem esse método com desconfiança, pois estão acostumados com o ensino tradicional. O que não se pode negar, é que a praticidade dos instrumentos digitais tem gerado um maior interesse nos alunos que passaram a se envolver mais ativamente no processo de aprendizagem, na hora e no local que preferirem.
Todas estas variáveis tecnológicas têm viabilizado aos métodos educacionais muitas vantagens, quando se trata de acelerar o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos estudantes que se mostram mais estimulados e interessados. O que se vê na realidade é que as novas tecnologias estão servindo de facilitadores, ampliando as possibilidades na construção do conhecimento, seus resultados vão depender dos objetivos e do uso correto dos recursos utilizados das praticas pedagógicas.
Neste sentido, observa-se que a EAD considera os alunos de todas as realidades podendo contribuir para a realização de uma educação de qualidade e significativa, que proporcione uma interação entre o educador, o aluno e de contextos diversos, oportunizando relações dialógicas e criativas no contexto educacional, resultando em uma formação plena do individuo como cidadão.


__________________________
¹Jéssica Sônya Medeiros, é acadêmica do Curso de Pedagogia – V Período/ 2009, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Ji-Paraná.


Artigo acadêmico escrito em setembro de 2009.

13 comentários:

Jaqueline Matos disse...

Cara Jéssica!
Muito interessante a proposta de Ausubel. Muito justo apoiar a aprendizagem do aluno em cima de algo que realmente faça sentido aos conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva do aluno. Sem dúvida, isso é uma aprendizagem significativa.

Wesley Grudtner Martins disse...

E aí Jéssica!
Muito interessante e explicativo o seu artigo, temos que inserir o contato do aluno com o "novo".
Valeu, um abração.

conceição disse...

De fato, trabalhar a partir de conhecimentos prévios facilita o aprendizado, pois o começo da construção do conhecimento cientifico estara alicerçado em bases sólidas. Oxalá nossos professores efetivassem seu trabalho encima daquilo que o aluno lhe trás como experiencia de mundo.
Bem simples e objetivo o seu texto.

Parabéns!

Juciane disse...

Oi Jéssica!!!
Gostei da apresentação do artigo, em sala de aula, principalmente quando você expôs que "a aprendizagem ocorre a partir do interesse da criança" e isso o autor fala com precisão!!
Concordo plenamente e acredito que os professores precisam aguçar a criatividade das crianças para obter um maior aprendizado!

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marta Cristiana disse...

olá Jéssica!
Gostei muito do seu trabalho e concordo com sua explicação na sala de aula, quando disse que o aluno aprende quando tem interesse pelo conhecimento.

ELIANE CONCEIÇÃO disse...

ASSIM COMO VOCÊ EU TAMBÉM PASSEI A ACREDITAR NA EFICIENCIA DA EAD. CONTUDO, TAMBÉM CONSIDERO QUE A PRINCIPAL CONDIÇÃO PARA QUE ESSA EDUCAÇÃO SEJA SIGNIFICATIVA É A CAPACITAÇÃO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM COM ESSA MODALIDADE DE ENSINO.

MUITO BOM SEU TRABALHO...

Anônimo disse...

Ana MAria............
Coleguinha! Jéssica........
É verdade no Brasil está crescendo muito a EAD, portanto é considerado que este modelo estará sempre fortalecendo no brasil e aumentando com precisão.
Até........abraços!

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

gostei do seu artigo, realmente é necessario apoiar a aprendizagem em conceitos que realmente interessa aos alunos e para isso deve há contato com a realidade.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

oi Jessica, gostei do seu artigo, realmente é necessario apoiar a aprendizagem em conceitos que realmente interessa aos alunos e para isso deve há contato com a realidade.

Márcia Regina

Uátia Tânia disse...

Importante o seu destaque a Teoria de Ausebel,para uma aprendizagem significativa e motivadora é de riquíssima importância o ensino a partir daquilo q o aluno já conhece.

Jandira Lima da Silva disse...

É importante conhecer o que o aluno já sabe para que a aprendizagem se estenda a partir daí.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

REALMENTE QUANDO SE UTILIZA DOS CONHECIMENTOS PREVIOS QUE O ALUNO TEM, FICA MAIS FACIL A APRENDIZAGEM.
BOM ARTIGO.

VIVIANE 8º PERIODO