quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Sistema Bi-modal de Educação

Eliane de Alencar Ferreira
Silvânio Vizelli


Com a evolução das novas tecnologias, urge a necessidade dos professores repensarem sua prática didática. Aulas monótonas, onde apenas o professor fala e os alunos ouvem, já não satisfaz a clientela escolar. Para se ter uma aula de qualidade é necessário tanto um professor bem preparado, quanto uma sala confortável e bem equipada de recursos tecnológicos.
Em meio à crise educacional surgem novas propostas de inovação e mudanças. Uma dessas propostas é a do especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância: José Manuel Moram. Ele propõe o sistema de educação bi-modal.
O que seria esse sistema bi-modal? É o sistema de educação onde parte das aulas é presencial e parte à distância. Para que "o estudar" fique mais interessante, motivando assim seus alunos, é necessário que o currículo seja flexível, dando oportunidade para que o professor possa dar algumas aulas presenciais e outras em laboratório conectados à internet, onde os alunos possam fazer atividades de pesquisa e adquirirem o domínio técnico-pedagógico e outras atividades realizadas à distância.
Em um primeiro momento, o professor reúne a turma para se conhecerem e combinarem as tarefas. Os alunos devem ir para o laboratório para conhecerem os recursos tecnológicos e aprenderem como usar a internet de modo produtivo. Depois desse preparo, os alunos podem ser dispensados das aulas presenciais para fazerem os trabalhos propostos.
O professor deve ter competência para direcionar os trabalhos que os alunos irão realizar à distância. Os alunos irão pesquisar o tema proposto e no desenvolver do trabalho poderão se comunicar com os colegas e com o professor através da internet para trocar idéias e receber orientação. Depois da pesquisa é hora de produzir, ou seja, relatar os resultados através de textos, slides, etc., para apresentar à turma e publicar na internet.
Para que a aprendizagem seja significativa para o alunado é necessário também que haja uma relação entre teoria e prática. Quando é oportunizado ao aluno a teoria e a aplicação na prática, o aprendizado se torna mais enriquecedor. O sistema bi-modal com seu currículo flexível permite que o professor possa utilizar algumas aulas não presenciais para que os alunos possam aplicar os projetos que foram feitos por eles.
Os cursos presenciais são convidados a experimentar o sistema bi-modal para sair da monotonia e garantir assim a oportunidade dos alunos poderem utilizar os recursos tecnológicos e fazerem uma relação prática-teoria-prática, pois o currículo flexível, com aulas presenciais e não presenciais permite essa prática.
A integração entre o presencial e o virtual e a flexibilização do currículo para que os professores possam utilizar dessa prática inovadora pode vir a ser a chave para a grande mudança que todos esperam para resolver o caos da educação brasileira.

2 comentários:

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Oi Silvanio! Bem para Moran realmente a EaD teria mais exito no sistema Bi-Modal...Parabéns pelo trabalho.

Márcia Regina

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

é um sistema interessante o bi-modal, seria uma forma de motivar mais os alunos e torna as aulas mais atrativas, sem contar que estaria inserido os alunos de fato em contato com a tecnologia.
Parabéns.
Viviane 8º periodo