domingo, 15 de novembro de 2009

TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ON-LINE NO BRASIL PARA JOSÉ MANUEL MORAN


Acadêmicas: Claudineia Custodio, Marcia Regina e Marta Cristiana.

INTRODUÇÃO


No Brasil, a Educação a distância já é uma realidade, estamos avançando, mas ainda há muito a se fazer e planejar. A educação a distância está entrando na vida das pessoas e a cada dia com mais intensidade.
As universidades já olhando esse grande mercado, buscam oferecer este sistema de ensino, e estão se aprimorando para disponibilizar cursos em diversas áreas, visto que possibilita aos alunos maiores opções de escolha e também proporciona a flexibilidade de tempo e imposição de controle do ritmo de estudo.
As empresas por sua vez, estão se utilizando desse recurso como forma de atualizar e capacitar seus funcionários, com cursos totalmente on-line. E a educação a distância tendo a ajuda de tecnologias integradas e rápidas está alterando o conceito de presença e distância, se transformando em novas maneiras de ensinar e aprender.




TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ON-LINE NO BRASIL


Na educação a distância, há inúmeras possibilidades de combinar soluções pedagógicas, adaptadas a cada tipo de aluno, e as modalidades dos cursos são flexíveis, combinando tempo, espaço, metodologia e avaliação.
E com a chegada de software mais integrado com as preocupações pedagógicas, houve uma melhoria na qualidade do ensino, pois está focando os alunos e a aprendizagem, possibilitando atividades de grupo em fóruns, listas e chats, para proporcionar interação entre alunos, professores e o próprio conhecimento. Uma vez que existem pessoas que precisam do contato em parte presencial, para serem motivadas e estimuladas.
As instituições educacionais, estão preparadas para aulas ao vivo a distância, por teleconferência ou videoconferência, combinando interação via internet, e através de novas mídias conectadas. É uma realidade cada vez mais presente, que evolui de forma irreversível.
As tecnologias na educação se multiplicam e se integram, tornando-se mais audiovisuais, instantâneas e abrangentes e essas formas facilita o ver, o ouvir, o falar e o escrever, em qualquer momento e em qualquer lugar a custos menores, porém para minoria da população, porque para muitos ainda custa caro.
Segundo Moran (2005), a educação está cada vez mais complexa, porque a sociedade está se tornando mais exigente e necessita de aprendizagem contínua, inclusiva em todos os níveis e modalidades, tanto profissionais como sociais. Essa educação complexa, sai do espaço físico da sala de aula, para ocupar espaços presenciais, virtuais e profissionais, onde o professor passou a incorporar papéis de mediador, facilitador e gestor e os alunos individuais passam a incorporar o conceito de aprendizagem colaborativa, aprendendo, participando e contribuindo para uma inteligência mais coletiva.
Segundo pesquisa, a educação corporativa cresce muito dentro das empresas, e calcula-se que em poucos anos, as universidades corporativas vão ultrapassar as universidades tradicionais, possibilitando a tão sonhada integração escola-empresa.
Tanto na educação acadêmica como na corporativa é importante organizar o processo ensino-aprendizagem a cada tipo de cursos e a cada tipo de aluno. Quanto mais adulto e avançado no nível de aprendizagem, mais o aluno estará pronto para a aprendizagem individualizada ou colaborativa.
Atualmente disponibilizam-se cursos prontos para alunos individualmente, com instruções precisas, com materiais on-line, tipos PowerPoint, áudio e vídeos, porém esses cursos são planejados para aluno maduro, auto-suficiente e auto-motivado. Também oferece cursos para pequenos grupos onde é permitido que organizem atividades individuais ou em grupos, e em determinados momentos os alunos são incentivados por professores e orientadores, esses cursos são mais centrados na colaboração do aluno e pressupõe pessoas com maturidade, motivação e capacidade de aprenderem juntos. Já os cursos para grandes grupos, buscam atender muitos alunos ao mesmo tempo, e a televisão continua imbatível nessa modalidade. E por último, cursos on-line diferentes para situações diferentes, pelo motivo das pessoas aprenderem de forma diferente, algumas precisam de contato com outras pessoas, pois tem dificuldades de trabalhar sozinhas, apenas com o computador, enquanto outras são auto-dirigidas, com poucas indicações avançam.
O professor do futuro nesse contexto, será uma pessoal que terá multitarefa, poderá orientar muitos grupos de alunos e até alguns individualmente, em instituições variadas e em lugares diferentes, tudo isso ao mesmo tempo. Seu trabalho não será de exclusividade a uma instituição. Assim, também dará consultoria a empresas, realizará treinamentos e capacitações on-line, e poderá desenvolver e compartilhar pesquisas com outros colegas e instituições diferentes da sua, para haver troca de conhecimento e cooperação.
Para Moran (2005) a televisão no Brasil poderia ser mais utilizada, visto que é um meio de comunicação que a maioria da população dispõe. Em paises como a China e a Índia, essa mídia capacita milhões de alunos. No Brasil deveria ser associação a outras mídias, como a própria internet, onde um maior contingente seria alcançado.




CONCLUSÃO


Antes de estudarmos a disciplina Fundamentos e Prática no Ensino a Distância, pensávamos que essa modalidade de ensino, era algo frágil, sem conteúdo, uma forma apenas de se conseguir o diploma com facilidade em um curto espaço de tempo. Porém através dos estudos mais aprofundados e leituras sobre esse sistema de ensino, observamos o seu valor educacional, e que na verdade não é nada frágil ou fácil, mas muito sério e de qualidade.
Visualizando que será o sistema de ensino do futuro, as empresas já conscientes do seu valor e qualidade, estão aderindo essa forma de ensino, buscando assim o aperfeiçoamento e capacitação de seus funcionários. Dessa forma, todos têm a ganhar, tanto o funcionário que terá mais conhecimento, usando o seu tempo livre para estudar e a empresa que terá mais qualidade no trabalho da sua equipe.
E as instituições educacionais visando esses alunos, tem criado e oferecido cursos totalmente on-line, elaborados para alunos maduros e auto-motivados, esse modelo de curso é mais viável para adultos que já estão atuando em determinadas profissões e que querem evoluir em suas carreiras. Na busca de adquirirem mais conhecimento.
Existe também os cursos semi-presenciais, os bimodal, que são preparados para alunos que necessitam de contato pessoal, precisam de relacionamento com outros para serem motivados e estimulados. Esses alunos podem participar de salas de debates, fóruns e conversar com os professores, para tirar dúvidas. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas em nossa cidade que se beneficiam com esse sistema de ensino e manuseamos os materiais didáticos usados: livros, apostilas, Cds. Notamos que são bem elaborados, criativos e de fácil compreensão, o que contribui para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Segundo elas, o fato de não terem tempo para estarem todos os dias em uma sala de aula, trouxe a oportunidade de adquirirem um curso de graduação, através desse sistema.
Assim podemos perceber que a tendência será de uma vasta oferta de cursos virtuais, elaborados para todos os tipos de pessoas. Haverá cursos prontos com autores consagrados, e materiais de excelente qualidade, o que proporcionará um auto nível de ensino neste sistema.
Acontecerá uma crescente procura por cursos à distância, com isso o autor imagina que haverá alguns problemas no futuro, um deles é que os cursos presenciais serão um luxo, poucos vão querer fazer, por causa do tempo e da duração dos cursos, e outro problema será que como haverá muitos investimentos na melhoria dos materiais didáticos oferecidos pelos cursos on-line, acabará se tornarão mais caro. Por conseqüência os cursos também ficarão mais caros.
Dessa forma, Moran (2005) defende a idéia de trabalho educacional interativo, ou seja, presencial e virtual, e que garanta uma aprendizagem de qualidade e significativa, onde haja uma integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético, onde será possível a interação da escola, do trabalho e da vida.




REFERÊNCIA


MORAN, José Manuel. Tendências da educação on-line no Brasil. 2005. http://www.eca.usp.br/prof/moran/tendencias.htm

8 comentários:

Jaqueline Matos disse...

Olá meninas!
Assim como vocês também acreditava que a EAD era algo frágil, uma forma de conseguir um diploma e recuperar o tempo perdido, tudo sem nenhuma qualidade. Mas no decorrer de tudo o que foi estudado em sala de aula, das várias propostas de educação a distância, da visita ao pólo da UAB em Jipa, pude compreender que só por ser a distância, isso não significa falta de qualidade. É claro que existem cursos bons e outros não tão bons assim, porém, isso é perfeitamente normal, o mesmo acontece com os cursos presenciais. Contudo, mudei meus conceitos após conhecer melhor as propostas teóricas de educação a distância que todos nós apresentamos em nossos artigos.
Parabéns pelo trabalho de vocês!

Juciane disse...

Oi...
Quando vcs falam sobre a necessidade de interação entre alunos e professores, a seguinte frase me chamou a atenção:
"Uma vez que existem pessoas que precisam do contato em parte presencial, para serem motivadas e estimuladas"
Quando se fala de EAD, eu sempre indago da questão de existir pessoas que são motivadas pelo contato com as pessoas...então gostei desta preocupação que o ensino tem tido, pois poderia ocorrer uma certa discriminação por parte desses, em relação a EAD.

Eliane Conceição disse...

muito bem garotas...
Eu também mudei totalmente meus conceitos a respeito da EAD. Agora consigo compreeder que essa modalidade de ensino é uma boa opção para a formação de pessoas. visto que tem melhorado sensivelmente sua qualidade.

Ótimo trabalho.

ana maria disse...

Muito bem! essa tecnologia realiza até milagre e com esta oferta para o ensino em termo facilidade de acesso ou até mesmo financeiro fica fácil se tornar um aluno da EAD.

Abraços!

Jandira Lima da Silva disse...

A EaD trouxe oportunidades para quem não tinha. Precisamos conhecer mais antes de criticar.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Olá meninas,
assim como a maioria da turma também tinha muitas dúvidas a respeito da EAD. Mas, estudando sobre o assunto aprendemos que a educação on-line é uma realidade. As universidades e as empresas estão investindo neste tipo de educação e estão tendo resultados positivos. Tanto a educação acadêmica, quanto a corporativa, utilizam-se de cursos "bi-modal", uma parte presencial e outra não presencial com currículo flexível que possibilita a realização de atividades inovadoras.
Eliane de Alencar Ferreira

Unknown disse...

Olá meninas, que legal ler um texto tão objetivo e claro, tem gente que tenta inventar e não fica bom.Mas vc arrasaram. Acredito na EaD do ponto de vista da cumplicidade e responsabilidade por parte dos nossos governantes se não existir esse cumplicidade, volta a dizer a vaca vai pro brejo.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

NO COMEÇO DO SEMESTRE TINHA UMA VISÃO DIFERENTE DA EAD, MAS NO DECORRER PERCEBI QUE TEM MUITO A OFERECER PARA SOCIEDADE E, PARA QUEM TEM VONTADE DE ADIQUIRIR CONHECIMENTOS, POIS PRECISA DE MUITA DEDICAÇÃO POR PARTE DO ALUNO.

VIVIANE 8º PERIODO